domingo, 24 de maio de 2020

Dias sombrios aproximam-se do Brasil


O mundo ficou estarrecido e incrédulo quando viu e ouviu uma recente intervenção do presidente da República Federativa do Brasil que atravessou as fronteiras e foi mostrada pelos canais televisivos internacionais. Alguns jornais brasileiros, reproduziram a alocução insultuosa e obscena do Jair. Raramente alguém com responsabilidades institucionais foi tão longe. Com o Jair na presidência, o Brasil tem o seu prestígio internacional ameaçado e isso perturba muita gente, dentro e fora do Brasil.
Embora o Jair já mostrasse, por vezes, alguns sinais de desequilíbrio mental e de um elevadíssimo défice cultural, nunca como agora tinha utilizado um tom tão autoritário, insultuoso e grosseiro, como aquele que todos pudemos ver na famosa reunião do dia 22 de Abril com os seus ministros. O Jair mostrou uma absoluta boçalidade, muita impreparação e uma total falta de respeito democrático pelo povo brasileiro e por aqueles que o representam, ao recorrer à obscenidade e ao insulto, designadamente em relação aos governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro, bem como aos juizes do Supremo Tribunal Federal. Numa explosão de fúria inaceitável em quem preside a um grande país, o Jair afirmou querer que o povo se arme e que era fácil impor uma ditadura no Brasil. Além de autoritário e impreparado, também irresponsável.
Entretanto, no quadro da incidência do covid-19, o Brasil está no epicentro da pandemia e já chegou à segunda posição desse ranking mundial, logo a seguir aos Estados Unidos. As imagens que nos chegam dos cemitérios são chocantes e, com a generalizada crise económica mundial que já aí está, são sombrios os dias que se aproximam para os brasileiros. Era necessário que o Brasil tivesse um presidente à altura das circunstâncias em vez deste Jair Messias Bolsonaro, ignorante, grosseiro e que insulta meio mundo, além de continuar sem se retratar por ter classificado como gripezinha ou resfriadinho uma pandemia que já causou mais de vinte mil mortes no Brasil.