sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Calor extremo na Comunidade Valenciana

O jornal Las Provincias que se publica na cidade de Valencia destaca na sua edição de hoje que, no aeroporto da cidade, foi registada ontem a temperatura de 46,8 graus. Foi a temperatura mais elevada que foi observada em todo o território espanhol e foi, também, o maior registo verificado desde 1869, o ano em que se anotaram os primeiros registos regulares. 
A cidade também pulverizou o recorde histórico de temperaturas com 44.7 graus e a população suportou temperaturas para que não estava preparada, mas o fenómeno também afectou outras cidades da Comunidade Valenciana, que registaram temperaturas superiores a 40 graus. A Generalitat de Valencia e muitas autarquias valencianas decidiram suspender muitos serviços públicos e actividades desportivas, excluindo as piscinas.
Os técnicos da Agência Estatal de Meteorologia (AEMet) explicaram que esta situação em que a temperatura esteve vários graus acima das temperaturas médias para esta época do ano, está a acontecer em todo o planeta e está relacionado com o aquecimento global. Significa que, como se tem visto, os efeitos das alterações climáticas estão a antecipar todas as previsões que têm sido feitas nos últimos anos.