segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Os tsunamis que perseguem a Indonésia

No passado sábado ocorreu um tsunami no estreito de Sunda que separa a ilha de Samatra da ilha de Java e, segundo os dados já apurados, registaram-se 373 mortos e mais de 1400 feridos, havendo ainda mais de uma centena de desaparecidos. Uma vez mais a Indonésia está de luto. Na memória do mundo ainda está a grande catástrofe de 2004, quando um sismo na região de Aceh, na ilha de Samatra, gerou um tsumani que afectou todo o oceano Índico e matou cerca de 230 mil pessoas.
A Indonésia fica situada sobre o chamado anel de fogo do Pacífico, uma extensa área em forma de ferradura de cerca de 40 mil quilómetros onde se regista intensa actividade geológica, que dá origem a sismos e vulcões e, por vezes, a tsunamis. Nenhum outro país tem sido vítima dos tsunamis como a Indonésia.
Habitualmente um tsunami está associado a um sismo, mas neste caso resultou da erupção do Anak Krakatoa, uma ilha-vulcão cujo historial inclui algumas das mais mortíferas erupções que se conhecem, designadamente a que ocorreu em 1883 e que foi a mais dramática de todas. Nessa altura a ilha de 882 metros de altitude desapareceu e deu lugar a uma cratera de 16 quilómetros de comprimento, onde se formou um lago. Depois, nessa cratera e nesse lago nasceu uma formação rochosa chamada Anak Krakatau, o filho de Krakatoa, que actualmente já possui mais de 324 metros de altitude e que cada ano aumenta cerca de cinco  metros.
Foi exactamente no Anak Krakatoa que ocorreu a erupção que provocou o tsunami. Curiosamente, apenas alguns jornais espanhóis, caso do El Corréo de Bilbau, publicaram a impressionante fotografia do Anak Krakatoa em erupção.