sábado, 25 de dezembro de 2021

Um Natal diferente na região de Manaus

A cidade de Manaus é a capital do estado da Amazónia, que tem uma superfície de 1559 mil km2, o que significa que é 17 vezes maior do que Portugal. A cidade tem mais de dois milhões de habitantes e fica localizada na confluência dos rios Negro e Solimões que, a partir daí, constituem o rio Amazonas.
Aproximando-se o Natal, a Prefeitura de Manaus decidiu montar um presépio gigante numa plataforma flutuante com 30 metros de altura e 15 metros de largura, que foi decorada, muito iluminada e recebeu uma árvore de Natal e um Pai Natal deslocando-se em trenós, a fim de visitar as populações ribeirinhas do interior do estado da Amazónia. Estas populações vivem geralmente muito isoladas e a iniciativa procurava constituir-se como uma boa surpresa, sobretudo na complexa situação sanitária que o país e o mundo atravessam. A operação iniciou-se no passado dia 16 de Dezembro e, nessa visita-surpresa, a embarcação-presépio distribuiu presentes às crianças e cestas básicas de alimentação às famílias rurais carenciadas, para além de levar alegria, música, luz e cor às populações isoladas.
O jornal O Globo destacou na sua edição de ontem o “Natal flutuante na Amazónia” com uma fotografia a toda a largura da primeira página, na qual se pode observar a plataforma-presépio e a sua espectacular decoração, que muito terá impressionado as populações visitadas. Segundo os depoimentos recolhidos pelo jornal, toda a gente elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus neste Natal, ao levar um presépio flutuante a tantos locais isolados da Amazónia. Estes exemplos de criatividade entusiasmam e merecem realmente o nosso aplauso pela sua originalidade.

Feliz Natal para todos e cada um de nós

Hoje é Dia de Natal e ainda é oportuno aqui lembrar este dia tão simbólico para os seres humanos que se consideram cristãos e que, incluindo católicos romanos, ortodoxos e protestantes, são cerca de 2,18 mil milhões de pessoas e constituem cerca de 31,5% da população mundial. São, portanto, a maior religião do planeta, a que se segue a religião muçulmana com cerca de 23,2% da população mundial.
O Natal é uma festa religiosa em que é celebrado o nascimento de Jesus que ocorreu em Belém, na província romana da Judeia, que hoje pertence à Palestina. Porém, o Natal transformou-se numa festa que mistura tradições muito diversas e que evoluiu para um consumismo incontrolável que atrai as populações e mobiliza as pessoas, através das técnicas de marketing que criam necessidades de consumo e que são acompanhadas por grandes campanhas de publicidade, feéricas iluminações, árvores iluminadas e figurações de presépios e, mais recentemente, por essa invenção que é o Pai-Natal a viajar num trenó puxado por renas. As pessoas centram-se cada vez mais nas compras e enchem os shopping centres, adquirindo o necessário e o supérfluo, o que as afasta cada vez mais dos verdadeiros valores do Natal, que é a festa da unidade da família, mas também da fraternidade e da solidariedade. Porém, ainda se conservam alguns velhos hábitos, nomeadamente a saudação à família, aos amigos, aos vizinhos, aos companheiros de trabalho, entre outros, através da tradicional saudação Feliz Natal!
Muitos jornais também saúdam os seus leitores, assim acontecendo com a edição de ontem de Le Télégramme da cidade francesa de Lorient, a que nos associamos com a mesma saudação aos nossos leitores - Joyeux Noël - embora também pudéssemos usar a expressão Merry Christmas!