sexta-feira, 14 de junho de 2019

A subida da tensão na região do Golfo

Dois petroleiros foram atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, mas embora estas acçõess ainda não tenham sido reivindicadas por qualquer país ou organização, os Estados Unidos já acusaram o Irão pela sua realização, suspeitando-se da colocação de minas no casco de um navio e de um ataque com um torpedo noutro caso. Um dos navios está em chamas e foi abandonado pelos seus tripulantes, aparecendo a sua fotografia nas primeiras páginas da imprensa internacional.
Estes ataques representam uma ameaça à paz e segurança internacional, constituindo uma agressão flagrante à liberdade de navegação e uma escalada da tensão na região do golfo Pérsico, especialmente entre os Estados Unidos e o Irão.
O secretário-geral das Nações Unidas reclamou que se apurem os factos e que depois se identifiquem os responsáveis, ao mesmo tempo que o Conselho de Segurança se vai reunir hoje de emergência para analisar o caso e a situação no golfo Pérsico. A região do Golfo e a conjuntura são demasiado sensíveis, pelo que é necessária muita contenção para que este caso não se transforme num pretexto para uma escalada na confrontação entre os Estados Unidos e o Irão que se vem desenhando desde há algum tempo. No entanto, o Irão já declarou não estar envolvido nestes ataques e alertou para que não se caia na armadilha preparada por quem lucra com a instabilidade na região.