sexta-feira, 11 de novembro de 2022

R.I.P. Gal Costa

Gal Costa, uma das mais importantes vozes da música popular brasileira, faleceu anteontem em São Paulo com 77 anos de idade e o Brasil, mas também aqueles que fora do Brasil apreciam a cultura brasileira, estão de luto e, certamente, já com saudades da sua voz. Chamava-se Gal Maria da Graça Costa Penna Burgos, era natural da cidade de Salvador, a capital do estado da Bahia, tendo-se destacado como cantora, mas também como compositora e multi-instrumentista. 
O seu percurso artístico foi fortemente marcado pela relação de amizade nascida na adolescência comum e pela parceria musical com o chamado quarteto baiano – Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa.
Gal Costa era reconhecida no meio artístico como a “musa eterna do tropicalismo” e a notícia da sua morte foi destacada pela imprensa portuguesa, mas sobretudo pela imprensa brasileira, que lhe dedicou grandes espaços nas suas primeiras páginas, como aconteceu com o jornal O Dia, que se publica no Rio de Janeiro, que a homenageou com o título “Eternamente Gal”.
Mal foi conhecida a triste notícia da morte de Gal Costa, o espaço mediático da lusofonia encheu-se de tributos, de imagens e de vídeos em sua homenagem e, dessa forma, todos pudemos voltar a ouvir a voz inconfundível de Gal Costa.
O Brasil está de luto e a morte de Gal Costa também foi sentida em Portugal.