sábado, 26 de agosto de 2023

As acusações contra Trump e o seu futuro

Se acontecesse no Burkina Faso ou na Costa Rica, a acusação de um ex-presidente por ter promovido uma tentativa de fraude eleitoral, não teria o enorme impacto que está a ter nos Estados Unidos e no mundo.
Tudo começou nas eleições presidenciais realizadas no dia 3 de Novembro de 2020, quando o republicano Donald Trump não conseguiu ser reeleito e foi derrotado pelo democrata Joe Biden. Nesse mesmo dia, o derrotado Trump iniciou um processo de contestação dos resultados eleitorais, em que nunca reconheceu a sua derrota e procurou revertê-la, num processo em que o seu ponto mais simbólico foi a ocupação do Capitólio no dia 6 de Janeiro de 2021. Na estratégia de Trump e da sua equipa esteve a tentativa de “encontrar” ou “inventar” quase doze mil votos no estado da Geórgia, mas também no Arizona, que o colocariam à frente de Joe Biden e alterariam a seu favor a repartição dos 538 delegados no Colégio Eleitoral.
A estratégia de Donald Trump falhou e ele foi acusado, juntamente com aqueles que, consciente e voluntariamente, se lhe juntaram numa conspiração para alterar ilegalmente o resultado das eleições. Por isso, foi preso na Geórgia onde ficou registado como o preso nº P01135809, mas ao fim de vinte minutos saiu em liberdade depois de pagar uma caução de 200 mil dólares.
Nesse mesmo dia realizou-se o primeiro debate das eleições primárias do Partido Republicano e, entre outros, lá estiveram Ron DeSantis, o governador da Florida, Mike Pence, o ex-vice-presidente de Donald Trump, e Nikki Haley, a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas.
Donald Trump não esteve nesse debate apesar de ser o favorito nas sondagens sobre a intenção de voto dos americanos e de uma eventual condenação nos processos em curso não o tornar inelegível nos Estados Unidos. A América parece estar dividida entre os que apoiam e os que rejeitam Donald Trump, um "enemy of Democracy" como hoje se lhe refere o Daily News. Falta muito tempo e, como diz o povo, “o futuro a Deus pertence”.