quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Eleições americanas: Donald Trumped?

Nas últimas horas temos estado em frente da televisão fazendo zapping com insistência para tentar perceber em que sentido se encaminhava o resultado das eleições americanas, mas a dúvida persiste e parece que vai continuar. Esta demora resulta da inesperada afluência de votos antecipados que foram enviados por via postal, mas não deixa de ser curioso que isso aconteça no país mais moderno do mundo. 
Apesar das coisas se encaminharem para uma vitória tangencial de Joe Biden, o facto é que o Donald tratou de anunciar vitória quando a contagem dos votos mal tinha começado, que acusou os democratas de fraude e que exige recontagem de votos em vários estados. Nada disso é inesperado e, portanto, vem aí uma demorada e complexa batalha jurídica e judicial. A América está suspensa dos resultados eleitorais, mas também há muita gente fora dos Estados Unidos que está impaciente, sobretudo os que gostariam de ver o Donald fora da Casa Branca pela forma arrogante e grosseira como desprestigiou o seu país que, goste-se ou não, é o farol que ilumina o mundo da ciência, da tecnologia e até da cultura em todo o nosso planeta. 
O Donald ainda não perdeu mas, sem surpresa, revela o seu mau perder e a sua completa falta de princípios democráticos. As eleições americanas interessam a todo o mundo e hoje são notícia de primeira página na imprensa mundial, anunciando que Joe Biden parece estar a um passo da vitória, mas outros jornais preferem afirmar que Donald Trump está a um passo da derrota. É o caso do londrino Daily Mail, cuja capa escolhemos para ilustrar este comentário.