quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Aí estão as grandes festas do Carnaval!

O Carnaval está à porta e começa a ser objecto de notícia. Trata-se de um festival típico do cristianismo ocidental que ocorre 47 dias antes da Páscoa, que é caracterizado por festas de rua e desfiles populares, em que muitas pessoas usam trajes e máscaras que, por uns dias, lhes alteram a individualidade e lhes permitem alguns excessos comportamentais. Nos tempos modernos, em muitas comunidades, o Carnaval também se tornou um espectáculo turístico, tanto pelo entusiasmo e pelo colorido visual e sonoro da participação popular, como pelas multidões de curiosos que atrai, havendo muitos a reivindicar que o seu Carnaval é o melhor Carnaval do mundo, pois cada festividade carnavalesca adquiriu características próprias, mais ou menos exuberantes. Assim acontece em muitas cidades portuguesas e em todo o Brasil, mas também em outras regiões do mundo, sobretudo as que foram aculturadas pela influência ibérica. Do Rio de Janeiro à ilha Terceira, ou de Goa às ilhas Canárias, o Carnaval é sempre uma grande festa e , em alguns casos, um grande negócio.
Ontem em Santa Cruz de Tenerife, numa gala a que assistiram 4.700 pessoas e que foi transmitida em directo pela televisão estatal espanhola, foi eleita a “nueva Reina del Carnaval y sus cuatro damas de honor”. A escolhida chama-se Adriana Peña Fumero, representou o Centro Comercial Añaza Carrefour e apresentou-se com uma fantasia intitulada “Lisboa”. Nas suas edições de hoje, alguns jornais da ilha de Tenerife, como o Diario de Avisos e outros, esqueceram quaisquer outros acontecimentos regionais, nacionais ou internacionais e, nas suas primeiras páginas, destacaram a “nueva Reina del Carnaval 2023 de Santa Cruz de Tenerife”.
Pois que em Tenerife, mas também no Rio de Janeiro, em Ovar, Loulé ou Torres Vedras, todos se divirtam. Eu limito-me a recomendar os bailinhos da ilha Terceira.