quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

DT e a ideia da Riviera do Médio Oriente

Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos a que os americanos chamam Don, é aqui referenciado pelas suas iniciais DT que, obviamente, não significam qualquer coisa como Doente Total, Deliquente Tarado, ou Doido Tirano.
O facto é que depois de provocar o Canadá, de ameaçar o Panamá e de fazer um assédio à soberania da Gronelândia, o DT veio agora manifestar-se a respeito de Gaza e, segundo hoje anuncia o New York Post, veio declarar que “we’ll take over Gaza”, ou “vamos tomar Gaza”, o que significa a expulsão de dois milhões de palestinianos e fazer daquela faixa mediterrânica a Riviera do Médio Oriente. A declaração do DT não é apenas uma declaração infeliz e desastrada em relação ao Direito Internacional e a todas as Resoluções das Nações Unidas, mas é também um perigoso caso de regresso a uma lei da selva, à violação de direitos humanos, à punição colectiva de um povo e a um caso de autêntica limpeza étnica. Ao lado do DT, estava o tirano Benjamin Netanyahu, que o TPI considera criminoso de guerra e que é o maior responsável pela destruição da Faixa de Gaza. 
Vários países já rejeitaram esta provocação do DT e qualquer violação dos direitos legítimos do povo palestiniano, assim acontecendo, para já, com a Arábia Saudita, Alemanha, Reino Unido, França, Rússia, Turquia, China e Brasil. O repúdio é geral. Entretanto, como tem acontecido nos últimos anos, tanto a União Europeia de Ursula von der Leyen e António Costa, como a República Portuguesa, estão calados, o que é um caso de cobardia, de cumplicidade e de submissão à política americana.

Os 40 anos de idade de Cristiano Ronaldo

O futebolista Cristiano Ronaldo nasceu em 1985 na cidade do Funchal e perfaz hoje 40 anos de idade pelo que, nas suas edições de hoje, os jornais desportivos portugueses o felicitam e lhe dedicam as suas primeiras páginas. O seu estatuto de mais internacional dos futebolistas portugueses, com 217 jogos e 135 golos pela selecção nacional, bem com os 923 golos que já marcou em toda a sua carreira, justifica essa homenagem.
Cristiano Ronaldo é, talvez, o mais famoso futebolista da história do futebol mundial e é, certamente, o português com mais notoriedade na nossa aldeia global e, muitas vezes, é mais conhecido ou tem mais notoriedade do que o seu próprio país. Jogou e foi idolatrado no Sporting, no Manchester United, no Real Madrid e na Juventus. Agora joga no Al Nassr da Arábia Saudita e continua a marcar golos, com a ambição de ainda jogar o Mundial de 2026 e de atingir a marca dos mil golos. Ganhou cinco vezes a Liga dos Campeões e foi campeão europeu em 2016, mas os troféus e os prémios conquistados são tantos que a sua enumeração não cabe neste apontamento.
Na sua ilha da Madeira deram o seu nome ao aeroporto e foi na sua cidade do Funchal que criou o museu onde estão depositados os seus troféus, mas não será certamente na sua cidade que desenvolverá a carreira de empresário internacional que todos lhe adivinham.
Por ocasião do seu 40º aniversário, alguma imprensa desportiva internacional não esteve desatenta e também felicitou Cristiano Ronaldo, caso do diário francês L’Équipe, que na sua edição de hoje salienta o seu enorme presígio internacional. 
E, naturalmente, também aqui deixamos as nossas felicitações ao CR7.