sábado, 4 de julho de 2020

Hoje não se festeja o Independence Day


Hoje é o dia 4 de Julho, que é o Dia da Independência dos Estados Unidos e, também, o Dia Nacional dos Estados Unidos, em que se celebra a assinatura em 1776 da Declaração de Independência das Treze Colónias que, através desse documento, anunciaram a sua separação formal do Império Britânico. A Declaração que foi preparada por Thomas Jefferson foi assinada em Filadélfia por 56 os congressistas.
No processo histórico de construção da unidade nacional e de afirmação internacional dos Estados Unidos, esta data e aquele documento foram sempre elementos de grande exaltação patriótica e de coesão entre todos os americanos, de origens étnicas e culturais muito diferentes. 
A partir da 1ª Guerra Mundial o país adquiriu definitivamente o estatuto de grande potência que foi reafirmado depois da 2ª Guerra Mundial. Em todos os campos da actividade humana – da ciência à economia, da tecnologia às artes – os Estados Unidos tornaram-se a referência universal e por isso, a voz dos seus presidentes é ouvida com muita atenção em todo o planeta. Foi sempre assim, embora o país esteja agora a atravessar um momento bem difícil com a presidência de Donald Trump que deslustra os seus antecessores e envergonha muitos dos seus compatriotas com a sua impreparação, ignorância e grosseria. A juntar a essa circunstância, a crise pandémica do covid-19 também se está a revelar devastadora nos Estados Unidos e, por essas duas razões, que só aparentemente não estão ligadas, os americanos não irão hoje celebrar o seu Fourth July como habitualmente, conforme mostra o jornal La Opinión que se publica em espanhol em todo o território americano. Porém, há que ter confiança e esperar que em 2021 não haja Trump nem covid-19.