sexta-feira, 23 de abril de 2021

A alarmante situação pandémica da Índia

Depois de um ano de preocupações e de incertezas a respeito da pandemia mundial de covid-19 que tanto nos tem afectado, vive-se em Portugal um período de alguma calma e de acrescida confiança. Os sinais de regresso à normalidade vão-se sucedendo, com as escolas e os comércios a retomarem a sua actividade. Os números de novos contágios e de óbitos têm-se mantido em níveis moderados, ao mesmo tempo que o plano de vacinação da população tem decorrido com muita normalidade. Os níveis de confiança da população portuguesa estão muito elevados, mas a pandemia não está vencida e é necessário continuar a cumprir as regras de prevenção que têm sido prescritas pelas autoridades sanitárias. 
Porém, esta normalização que se vive em Portugal não está a acontecer em todo o mundo e de vários países chegam notícias alarmantes. O caso da Índia é o mais significativo. Ontem registaram-se 2.014 óbitos num só dia e verificaram-se 314.835 novos casos de covid-19, que foram os números diários mais elevados de todos os países do mundo desde o início da pandemia e, segundo refere a imprensa indiana, o sistema de saúde está à beira do colapso, sem camas, sem oxigénio e sem medicamentos suficientes para acudir a esta situação. Este incremento de contágios está a ser atribuído a uma nova variante do vírus, mas também a um relaxamento das medidas de contenção e confinamento, bem como às grandes aglomerações de gente em festividades religiosas.
O estado de Maharashtra que tem cerca de 115 milhões de habitantes e tem fronteira com o estado de Goa, está no centro desta alarmante situação. Daí que, para além dos relatos da imprensa e de algumas imagens televisivas, nos cheguem relatos directos de Goa com informações muito preocupantes sobre a pandemia.