domingo, 7 de agosto de 2022

Europa sob uma crise de falta de água

Há uma grande inquietação por toda a Europa devido à seca extrema que está a afectar muitos países e o jornal La Voix du Nord, que se publica na cidade francesa de Lille, destaca na sua última edição “une crise de l’eau historique”. Numa altura em que as consequências da guerra na Ucrânia e, em especial, os efeitos das sanções impostas à Rússia aceleraram o processo inflacionário e a crise energética que já afectavam a normalidade económica da Europa, surgiu a maior seca dos últimos anos. 
A seca hidrológica aumentou na península Ibérica, França, Roménia, Alemanha ocidental e várias regiões do Mediterrâneo, incluindo o sul e o centro da Itália, o sul da Grécia, a Croácia e a Bósnia-Herzegovina. Algumas zonas já tinham sido afectadas pela seca na passada Primavera, como sucedeu no norte da Itália, no sueste da França e em algumas áreas da Roménia e da Hungria, mas nas últimas semanas a situação agravou-se nessas regiões. Na origem da seca severa que está a afectar a Europa está o défice de precipitação registado no Inverno e na Primavera, que foi agravado mais recentemente pelo efeito de várias ondas de calor que ocorreram a partir de Maio. A falta de precipitação fez com que se reduzisse de forma significativa a quantidade de água no solo, o desenvolvimento de várias colheitas agrícolas, o caudal de muitos rios e o armazenamento de água nas barragens. Há vários rios europeus cujo caudal está reduzido a mínimos históricos e, se os portugueses referem o Tejo, os italianos citam o Pó e os franceses o Garona. 
“De Este a Oeste, a seca que assola a Europa é histórica”, refere o jornal francês. Não há memória de uma seca desta dimensão e ninguém arrisca prever quando esta situação poderá ser ultrapassada, sendo inúmeras as restrições ao consumo da água, designadamente em municípios portugueses, espanhóis e franceses. 
Costumava-se falar em crises da água em África e no Médio Oriente, mas agora essa crise chegou à Europa que, aparentemente, não estava preparada para que a água lhe faltasse.