quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Um resgate feliz nos confins da Índia

A União Indiana, ou simplesmente Índia, é uma união de 29 estados (incluindo o estado de Goa) e seis Union Territories, directamente dependentes da capital federal New Delhi (incluindo o UT Daman and Diu e o UT Dadra and Nagar Haveli).
O mais recente estado da União chama-se Uttarakhand e resultou da separação do estado de Uttar Pradesh, que é o maior dos 29 estados e que tem 200 milhões de habitantes.
O estado de Uttarakhand fica situado no noroeste da Índia nas proximidades dos Himalaias, pelo que tem vários picos com mais de 7 mil metros de altitude, tendo fronteiras externas com o Nepal e com a Região Autónoma do Tibete da China. É uma região onde se localizam muitos templos hindus, que atraem muitos peregrinos e muitos turistas, pelo que o governo federal decidiu construir modernas autoestradas para acomodar a intensidade do tráfego rodoviário.
Na madrugada do dia 12 de Novembro, devido a um deslizamento de terras, ruiu uma secção de um túnel em construção - o túnel Silkyara - com mais de 4 quilómetros, deixando 41 trabalhadores presos e separados da entrada por uma “parede” de escombros de cerca de 60 metros de espessura. A Índia entrou em pânico perante a possibilidade de uma tragédia. Iniciadas as operações de salvamento foi possível introduzir um tubo de aço de 15 centímetros de diâmetro, através do qual foram fornecidos oxigénio, água, electricidade e refeições quentes aos trabalhadores soterrados. Foi depois introduzido um outro tubo de aço com 90 centímetros de diâmetro, que foi uma operação mais complexa. Após 17 dias, os 41 trabalhadores foram recuperados sãos e salvos, como anunciou por exemplo The Times of India. A televisão indiana transmitiu em directo o resgate de cada um dos trabalhadores e essas imagens transformaram-se numa emocionante festa para os milhões de indianos que durante mais de duas semanas acompanharam esta situação, que ameaçava poder ser uma tragédia.

O brilho artístico dos Joãos em Barcelona

Ontem o Barcelona FC venceu o FC Porto por 2-1 num jogo de futebol a contar para a Liga dos Campeões e toda a imprensa catalã, desportiva ou generalista, destaca hoje em primeira página e com fotografia, o facto dos golos da equipa da Catalunha terem sido marcados pelos jogadores portugueses João Cancelo e João Félix, o que levou um jornal desportivo português a anunciar a derrota dos portistas com a frase “Abatidos por fogo amigo”. Desde que em 2021 a equipa catalã deixou de contar com a estrela Lionel Messi, que o rendimento futebolístico da equipa, tanto no plano nacional como na esfera internacional, desceu muito. Porém, com a chegada dos Joãos, uns artistas da bola que pelo seu valor caíram nas graças da imprensa e dos adeptos catalães, a equipa do Barça tem vindo a melhorar e, com a vitória de ontem, passou aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o que já não acontecia há três anos. Os jornais desportivos catalães publicaram a fotografia dos dois portugueses e até o generalista elPeriódico, destacou os dois jogadores com uma fotografia a quatro colunas.
Para o FC Porto, que perdeu os dois jogos com o Barcelona FC por margens tangenciais, ainda há a esperança de passar à fase seguinte, mas estes dois resultados negativos, se não foram injustos foram pelo menos dolorosos. Contudo, ficaram os golos dos Joãos para que a nossa mágoa fique mais amenizada.