domingo, 16 de janeiro de 2022

CAN, a grande festa do futebol africano

Está a disputar-se nos Camarões a 33ª edição do Campeonato Africano das Nações ou CAN, que é organizado pela Confederação Africana de Futebol que tutela o futebol africano e é filiada na FIFA. Participam nesta prova 24 equipas e a final será jogada no dia 6 de Fevereiro na cidade de Yaoundé, a capital do país.
Entre os participantes encontram-se as equipas com maior historial no CAN, casos dos favoritos Egipto, Camarões, Gana, Nigéria e Zimbabwe, mas está ausente a equipa da África do Sul, bem como as equipas de Angola e de Moçambique, o que aqui em Portugal se lamenta. Embora não sejam estreantes no torneio, destacam-se as presenças das selecções de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, o que aguça o interesse português por este torneio. Curiosamente, para além destas duas equipas que “falam português”, ainda há duas equipas que são orientadas por treinadores portugueses, assim acontecendo com Carlos Queirós (Egipto) e António Conceição (Nigéria).
Muitos dos jogadores que integram as selecções presentes no CAN jogam na Europa e alguns deles actuam nas maiores equipas europeias, como acontece com o egípcio Mohamed Salah, o senegalês Sadio Mané ou o argelino Riyad Mahrez, havendo também vários jogadores africanos que integram equipas portuguesas.
O CAN começou há poucos dias e ainda é cedo para apontar favoritos, mas a imprensa dá-lhe boa cobertura, inclusive na África do Sul, apesar da sua equipa não se ter classificado para a fase final. Assim, o jornal Sunday Times, que é o maior jornal dominical sul-africano e que se publica em Johanesburgo, destaca na sua edição de hoje aquela grande festa do futebol africano e escolheu uma interessante fotografia para ilustrar a sua reportagem. Nessa fotografia, obtida no estádio Olembe, em Yaoundé, durante o jogo entre as equipas do Burkina Faso e de Cabo Verde, um adepto do Burkina Faso exibe uma indumentária exótica e bem colorida que mereceu o título “magnificent header”.
É uma bela imagem alusiva ao CAN, a mostrar que o futebol tem que ser uma festa.