quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Marilyn Monroe é um mito já com 60 anos

Marilyn Monroe foi encontrada morta no dia 4 de Agosto de 1962 na sua casa em Los Angeles, em consequência de uma overdose de barbitúricos, quando tinha 36 anos de idade e era um ícone do cinema americano. 
Nascida em 1926 foi baptizada como Norma Jeane Mortensen, começou por ser cantora e modelo, tendo sido as suas fotografias publicadas por diversas revistas que lhe abriram as portas de Hollywood, onde adoptou o nome artístico de Marilyn Monroe e se tornou conhecida como um sex-symbol, mas também pelo seu cabelo louro platinado e os seus casos amorosos. Na sua carreira cinematográfica destacou-se nos filmes “Os homens preferem as louras” e “Quanto mais quente melhor”.
A sua morte, acontecida em circunstâncias ainda consideradas misteriosas, chocou o mundo da arte cinematográfica e transformou-a numa lenda de Hollywood, muito semelhante às lendas que envolvem outras figuras contemporâneas, como o músico John Lennon ou, noutro plano, o guerrilheiro Che Guevara. Um seu retrato da autoria de Andy Warhol foi vendido em 1964 por 195 milhões de dólares num leilão em Nova Iorque, tornando-se na obra mais cara do século XX, que foi vendida num leilão.
A sua morte aconteceu há sessenta anos, mas os seus muitos fãs homenagearam-na hoje no Passeio da Fama, em Los Angeles. Porém, o Kleine Zeitung que é o segundo jornal de maior audiência na Áustria e se publica na cidade de Graz, deixou para segundo plano a guerra da Ucrânia, a tensão em Taiwan, a pressão inflacionista, a crise energética e os outros grandes problemas do mundo,  para também homenagear Marilyn Monroe, a quem dedicou a capa da sua edição de hoje com uma das suas mais famosas fotografias e o título Mythos Marilyn.