terça-feira, 10 de novembro de 2020

United or Divided States of America?

Aqui temos, numa versão mais atrevida da imprensa mundial, mais uma crítica às irresponsáveis teimosias de Donald Trump e à destabilização política e social que o seu doentio egoísmo está a provocar no país. Já não é o Donald barricado na Casa Branca (Der Spiegel), ou o Donald pronto a lançar um cocktail Molotov (Gazeta Wyborcza) ou o Donald a exibir a sua infantilidade com uma chupeta na boca (The West Australian), mas agora é uma mensagem que denuncia a profunda divisão que o Donald está a fomentar na América, ao não aceitar a sua derrota eleitoral e ao impedir que se comece a preparar a transição da sua administração para a administração Biden. 
Como bem disse Joe Biden, o tempo agora é para unir todos os americanos e para sarar as feridas causadas pelo passado e pela campanha eleitoral, nomeadamente em relação à pandemia que Trump desvalorizou e sobre a qual mentiu aos americanos a respeito da perigosidade da doença e da descoberta de uma vacina. Muitos comentadores atribuem à insensibilidade e à fanfarronice de Donald Trump uma parte da responsabilidade por essa chaga social que são mais de 240 mil mortos e mais de dez milhões de infectados por covid-19
Hoje, o jornal Tehran Times destaca em primeira página uma imagem de um puzzle do mapa dos Estados Unidos com 50 peças e a que deu o título Divided States of AmericaEsta manchete - criada no país dos ayatollas, que são aqueles que têm conhecimento, discernimento e descendem directamente de Maomé - é uma das mais imaginativas manchetes criadas pelo jornalismo internacional a propósito das eleições americanas.

O vírus covid-19 e a descoberta da vacina

Ontem, segundo o The Daily Telegraph, foi um grande dia para a ciência e para a humanidade! A parceria entre a farmacêutica americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech anunciou, depois da realização de testes de ensaio em 43 mil pessoas, que a vacina que desenvolveram garantiu a protecção de 90% dos voluntários que se submeteram aos testes sem gerar efeitos secundários severos e que apenas 10% desses voluntários contraíram o vírus. Os testes e os ensaios clínicos desta vacina vão continuar, mas uma onda de optimismo já percorreu o mundo, embora os especialistas aconselhem um optimismo moderado e deixem no ar imensas interrogações quanto à eficácia da nova vacina sobre os grupos de risco e sobre a duração da protecção que garante. Porém, sendo certo que a notícia ontem divulgada possa parecer prematura e visar efeitos publicitários por antecipação, também constituiu um forte sinal de esperança que entusiasmou os mass media de todo o mundo e provocou um significativo salto nas bolsas mundiais. 
A descoberta de uma vacina contra o vírus covid-19 é um desafio à escala mundial e a parceria Pfizer/BioNTech está em competição com outros laboratórios numa corrida em que o sentido humanitário e o resultado científico se confundem com a oportunidade do negócio, pois a aquisição de vacinas representa a arrecadação de muito dinheiro. São muitas as candidaturas àquele bolo e, entre outras, são conhecidos os esforços da Oxford/AstraZeneca (Reino Unido), Johnson & Johnson (EUA), Moderna (Estados Unidos), Novavax (EUA), Sinovac (China), Sinopharm (China), Gamaleya Research Institute (Rússia), Murdoch Children’s Research Institute (Austrália), Bharat Biotech (Índia), além de muitos outros, havendo já muitos milhões de vacinas encomendadas a alguns destes laboratórios. 
Sim, foi um grande dia para a ciência e para a humanidade. Agora vê-se melhor a luz ao fundo do túnel, mas ainda haverá um caminho a percorrer durante alguns meses. 

O mundo ridiculariza a teimosia de Trump

As eleições americanas do passado dia 3 de Novembro terminaram e agora “it’s Joe time”, como hoje destaca o diário The West Australian, o centenário jornal que se publica em Perth, cuja capa ridiculariza Donald Trump, o candidato que perdeu as eleições presidenciais. A sua teimosia irresponsável em não aceitar os resultados por alegada fraude mas sem apresentar provas evidentes, perturba a transição política americana e preocupa o mundo, mostrando uma vez mais a sua inqualificável falta de decência e sentido democrático. 
O que está a acontecer e que tem o apoio mais ou menos explícito de vários comentadores portugueses que objectivamente estão ao serviço do trumpismo, não surpreende ninguém. Muita gente previu que o Donald iria fazer este número e o mais interessante foi, certamente, um depoimento de Bernie Sanders, um senador democrata que também foi candidato presidencial, que está disponível no You tube e se intitula “Bernie Sanders predicted 2020 Election weeks ago”. São 3.08 minutos imperdíveis e esclarecedores que denunciam a perversidade e malvadeza do Donald, que desmontam completamente a sua estratégia para se manter no poder e que Sanders previu: um prematuro e falso anúncio de vitória, seguido de denúncias de fraude e a exigência para que parasse a contagem dos votos recebidos pelo correio, pois ele sabia que esses votos lhe eram maioritariamente desfavoráveis. 
Os seus amigos jagunços que ameaçaram pegar em armas têm estado calados pois já terão percebido que o tempo do Donald acabou e que a sua maquiavélica estratégia vai morrer nos tribunais. A chupeta do Donald é bem o símbolo da sua teimosia infantil. O Donald parece estar cada vez mais só e a sua pequenez mostra que a grandeza da América precisava de outro líder.