segunda-feira, 1 de maio de 2023

O mar dos Açores é um imenso recurso

O jornal Correio dos Açores celebrou hoje o seu 103º aniversário e publicou uma edição especial dedicada ao “mar imenso dos Açores”, porque é o mar que “empresta dimensão a Portugal e à União Europeia”. A edição inclui diversos artigos sobre a problemática do mar e as suas especificidades no arquipélago dos Açores.
O mar é um grande desafio e uma grande oportunidade para Portugal, através dos seus recursos conhecidos e não conhecidos, desde a pesca ao aproveitamento da energia das ondas para a produção de electricidade, mas passando por outras actividades como o transporte marítimo, os portos, a construção e reparação naval, os desportos náuticos ou a observação de espécies, todas elas potenciando a criação de valor para o desenvolvimento económico nacional.
As zonas marítimas sob soberania portuguesa, de acordo com a Convenção das Nações Unidas do Direito de Mar (CNUDM), compreendem as águas interiores marítimas, o mar territorial, a zona económica exclusiva (ZEE) e a plataforma continental, o que torna muito assimétrica e desproporcionada a relação entre os escassos espaços territoriais e os enormes espaços marítimos portugueses. No caso do arquipélago dos Açores, cujas nove ilhas têm cerca de 2.322 km2 de superfície terrestre, a zona económica exclusiva ocupa 930.687 km2, isto é, a área marítima é 400 vezes maior do que a área terrestre.
Nestas circunstâncias, o mar é um grande desafio e uma grande oportunidade para Portugal, sobretudo para a Região Autónoma dos Açores, para onde devem ser canalisados os recursos necessários para criar uma verdadeira economia do mar açoriana.