segunda-feira, 17 de abril de 2023

O HMS 'Surprise' é estrela em San Diego

A boa imprensa é aquela cumpre a função informativa através do relato de acontecimentos com verdade, objectividade, rigor e sem confundir factos com opiniões, mas que também cumpre uma função formativa, ao esclarecer os leitores sem os manipular com distorções sensacionalistas ou emocionais. Esta abordagem simplista da boa imprensa tem a ver com o destaque da edição de hoje do The San Diego Union-Tribune, um jornal diário que se publica desde 1868 em San Diego, na Califórnia.
O jornal destaca na primeira página a história do HMS Surprise, uma fragata que foi utilizada no filme Master and Commander: the Far Side of the World, realizado em 2003 e que teve como protagonista o actor Russel Crowe. O navio é uma réplica da fragata britânica HMS Rose que participou na Guerra da Independência dos Estados Unidos e que foi construída em 1969. É um grande navio com 179 pés de comprimento e cujo mastro principal tem 130 pés de altura, mas que esteve abandonado em Newport até que a 20th Century Fox o adquiriu por 1,5 milhões de dólares, mudou o seu nome de Rose para Surprise e o remodelou, após o que foi levado para San Diego, via canal do Panamá.
Num livro de muito sucesso agora publicado com o título “All Hands on Deck”, o autor Will Sofrin conta a história do navio e da viagem de 6.000 milhas feita entre Newport (Rhode Island) e San Diego (Califórnia), na qual foi um dos seus trinta tripulantes e que classificou como “angustiante” devido às difíceis condições meteorológicas que encontraram.
Depois das filmagens em que o HMS Surprise foi a estrela de um filme de Hollywood que se tornou famoso, o navio foi adquirido pelo Museu Marítimo de San Diego e hoje faz parte da sua colecção de navios, sendo também um ex-libris da cidade que recorda o filme ali produzido.
A boa imprensa é aquela que divulga histórias como esta.