quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Uma grande vitória política de Zelensky

Numa viagem surpresa, Volodymyr Zelensky esteve ontem em Londres e Paris e, hoje, estará em Bruxelas. Encontrou-se com Rishi Sunak, com Emmanuel Macron e com Olaf Scholz, isto é, com os mais importantes líderes europeus. Independentemente dos apoios adicionais que conseguiu ou venha a conseguir, tanto em termos militares como em ajuda humanitária, bem como da evolução da guerra no terreno, esta deslocação de Zelensky é um grande acontecimento e uma vitória para a causa ucraniana.
Em Londres, a mensagem principal de Zelensky – give us the wings for freedom – que o jornal The Times e toda a imprensa britânica hoje publicam, representa a pressão feita junto do Reino Unido para que forneça aviões de combate às forças ucranianas, o que pode representar uma escalada na guerra, como ontem também alertou Izumi Nakamitsu, a alta representante da ONU para assuntos de desarmamento.
De seguida, Zelensky foi a Paris, onde tanto Macron como Scholtz o esperavam e afirmaram estar juntos ao lado da Ucrânia e que “a Rússia não pode nem deve vencer”, acrescentando que já existe um plano de paz de dez pontos e que deverão haver conversações que conduzam a uma conferência de paz, isto é, eles fornecem armas mas eles querem a paz.
Depois de figuras secundárias, como Ursula von der Leyen, Jens Stoltenberg e Josep Borrell, terem andado numa roda-viva de exibicionismo belicista, os líderes europeus apareceram e falaram alto para que Putin os ouvisse. Desafiaram-no a parar a invasão, mas ao mesmo tempo anunciaram o envio de armamentos. Nunca os líderes europeus tinham ido tão longe no apoio político e militar à Ucrânia, tendo declarado que é o futuro da Europa que está em jogo.
Volodymyr Zelensky teve uma grande vitória política, pois vai receber armamento pesado e foi reconhecido como antes não acontecera. Porém, ninguém sabe se o que se passa é apenas um instrumento para fazer recuar a Rússia e levá-la a sentar-se à mesa numa conferência de paz, ou se será mais um passo numa perigosa escalada.