quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Portugal e Brasil em estreia hoje no Qatar

Portugal está hoje a viver um dia de grande excitação e euforia a propósito do Mundial de Futebol do Qatar, porque esta tarde vai acontecer a estreia da selecção nacional contra a equipa do Gana. Os jornais e as televisões não falam noutra coisa e as pessoas a quem se pede um prognóstico, tratam de manifestar um enorme optimismo, avançando com a sua previsão do resultado e até com os nomes dos jogadores que vão marcar os golos...
Naturalmente que todos os portugueses desejam que a sua selecção triunfe porque será sempre uma grande alegria e nós bem precisamos delas, mas a onda de optimismo criada até pode ser contraproducente, a não ser que o apoio do presidente da República possa ajudar a meter alguns golos. Logo se verá…
Hoje também se estreia a selecção brasileira contra a equipa da Sérvia e nesse jogo há uma curiosidade e uma grande dúvida: com que equipamento se vai apresentar a selecção canarinha, que é sempre uma das grandes favoritas para ganhar a competição? O verde e o amarelo são as suas cores identitárias e é assim que todo o mundo a reconhece, mas essas cores e essa camisola foram recentemente apropriadas pelo presidente Jair Bolsonaro na campanha eleitoral para a sua reeleição, que perdeu a favor de Luiz Inácio Lula da Silva. 
Como salienta a última edição da revista Isto É a propósito do equipamento da selecção brasileira, "a camisa é do povo”. Por isso ficamos com a curiosidade de ver, daqui a algumas horas, como vai ou não vai apresentar-se a selecção brasileira, pois a camisa que for escolhida terá algum significado político.
Por fim, o nosso voto muito directo e muito simples: que Portugal vença o Gana e que o Brasil triunfe sobre a Sérvia. Os portugueses e os brasileiros merecem essas alegrias!