terça-feira, 26 de junho de 2012

Artesanato para ver... ou para comprar

Inicia-se no próximo dia 30 de Junho a edição de 2012 da Feira Internacional do Artesanato (FIA), que decorrerá nas instalações da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. O evento prolonga-se até ao dia 8 de Julho e está prevista a participação de seis centenas de expositores oriundos de quarenta países dos cinco continentes, sendo a Argentina o país que este ano tem o estatuto de convidado e aquele a que, naturalmente, será dado maior destaque.
A FIA já se realiza em Lisboa desde há 24 anos e é considerada o maior palco da cultura material e imaterial da Península Ibérica e o segundo a nível europeu. Na edição deste ano, a FIA não se limita à exposição e venda de peças de artesanato, pois serão organizadas actividades lúdico-culturais, feiras de gastronomia e doçaria, exposições e workshops para atrair o público.
A FIA 2012 estará diariamente aberta ao público entre as 15.00 e as 24.00 horas e a entrada individual tem o preço de 5 euros, excepto para estudantes e seniores, que pagarão apenas 2 euros. Trata-se, evidentemente, de uma feira que é uma expressão da cultura popular de diferentes origens a justificar uma visita e, eventualmente, a aquisição de uma peça mais sugestiva ou mais original.