quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Good bye Donald. Welcome Joe Biden!!

O Colégio Eleitoral que reuniu no dia 14 de Dezembro confirmou Joe Biden como o 46º Presidente dos Estados Unidos, depois de cada um dos cinquenta estados norte-americanos ter anunciado o seu voto, que resultou directamente das eleições presidenciais de 3 de Novembro. Como se esperava, foram contabilizados 306 votos a favor de Joe Biden e 232 a favor de Donald Trump e, com estes resultados, que ainda terão que ser validados no dia 6 de Janeiro pelo Congresso, a posse do novo Presidente dos Estados Unidos acontecerá no dia 20 de Janeiro de 2021. 
O candidato derrotado que na própria noite eleitoral veio abusivamente declarar vitória, algumas horas depois começou a contestar os resultados eleitorais e, desde então, avançou com um sem número de processos por alegada fraude eleitoral e nunca mais se calou, chegando a insinuar que o FBI e o Departamento de Justiça estariam envolvidos num esquema de fraude eleitoral. Porém, porque não apresentou sequer uma prova de fraude eleitoral, já perdeu cerca de quarenta processos em tribunal, tendo havido casos em que a recontagem acrescentou votos ao seu adversário democrata. Na última sexta-feira o Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou um processo interposto por Donald Trump para anular a vitória de Joe Biden, o que parece ter acabado com este escandaloso processo, em que o presidente em exercício tem mostrado uma completa ausência de sentido de estado e abusado da mentira, da grosseria, da boçalidade e da desfaçatez. 
A América começa a respirar. Joe Biden já veio afirmar que é a hora de virar a página, de unir, de sarar as feridas. Vai dirigindo palavras de esperança aos americanos porque, segundo disse, nem o covid-19, nem o “abuso de poder” conseguiram derrubar a democracia americana. Como escrevia o nova-iorquino Daily News esta história it's over ou, como se diz por cá, acabou-se, embora não se saiba até onde quer ir o Donald, mas uma onda de esperança atravessa o mundo e, naturalmente, os Estados Unidos.