sábado, 3 de dezembro de 2022

Há que deixar o Ronaldo em sossego!

Terminou a primeira fase do Campeonato do Mundo de Futebol com uma curiosidade, pois as três equipas que tinham vencido os seus dois primeiros jogos, assegurando desde logo a passagem aos oitavos de final – França, Brasil e Portugal – perderam o seu terceiro jogo. Contra todas as previsões, a França perdeu com a Tunísia, o Brasil perdeu com os Camarões e Portugal perdeu com a Coreia do Sul, provavelmente porque jogaram sem as principais figuras das suas equipas, ou porque puseram-se a facilitar. 
De entre as dezasseis equipas apuradas para os oitavos de final, destacam-se as dificuldades por que passaram a Espanha e a Argentina para seguir em frente, a surpreendente passagem dos Estados Unidos e da Austrália, bem com as eliminações da Alemanha, da Bélgica e do Uruguai. Das dezasseis equipas apuradas são oito europeias, duas africanas, duas sul-americanas, duas asiáticas, uma americana e uma australiana, a mostrar que a Europa ainda domina o futebol, mas que esse domínio já não é o que era. A selecção portuguesa está no grupo das dezasseis que entram na nova fase do torneio e vai defrontar a Suíça, sendo bem possível que siga em frente para alegrar todos os portugueses e, em especial, aqueles que vivem longe e alimentam a saudade da sua terra com o futebol, o bacalhau e pouco mais.
Porém, começa a ser preocupante a obsessão dos jornalistas portugueses com o Cristiano Ronaldo e a sua vida, o seu contrato, o que disse e o que não disse, os golos que marca ou que não marca, como se fosse apenas ele a integrar a equipa nacional. É uma postura de quase voyeurismo, de seguidismo doentio ou de um jornalismo de subalternos, que só serve para destabilizar e perturbar o desempenho da equipa. Deixem o Ronaldo em sossego e vamos confiar

Há sinais ténues para acabar com a guerra

Embora de uma forma muito discreta, as forças em confronto na Ucrânia começam a dar sinais de cansaço e a falar em negociações de paz. Porém, enquanto Joe Biden põe como condição a retirada da Rússia dos territórios ucranianos ocupados, já Vladimir Putin põe como condição prévia o reconhecimento da ocupação russa desses territórios, isto é, as condições são à partida inaceitáveis pelas partes, o que mostra que há lugar para a diplomacia e para a arbitragem. No terreno, parece que o inverno não permite que haja soluções militares, mas também parece que começa a haver falta de mísseis e de obuses de artilharia. Entretanto, embora se vão trocando prisioneiros a mostrar que há canais de comunicação entre as partes, continua a destruição das cidades e o enorme sofrimento do povo que não tem a culpa da situação. A NATO insiste na promessa de apoio enquanto for necessário e não mostra sinais de apaziguamento, enquanto a União Europeia deixou de ter voz neste assunto e, lamentavelmente, se colocou sob a tutela americana e dos seus interesses, tanto estratégicos como económicos, como se vê com a prosperidade das suas indústrias do armamento e da energia.
No meio deste imbróglio, a edição de hoje do jornal espanhol ABC publica uma reportagem intitulada “No es Ucrania, es Toledo”, sobre o treino que 64 recrutas ucranianos, sem experiência militar prévia, estão a receber na Academia de Infanteria del Ejército de Tierra de Toledo, para servirem depois no exército do seu país. O programa de treino prolonga-se por cinco semanas, com um horário de trabalho de seis dias e meio por semana e com jornadas de 10-12 horas, tudo a ser suportado pela Misión de Asistencia Militar de la UE en Apoyo a Ucrania. Segundo revela o jornal, esta é a terceira instrução espanhola a soldados ucranianos em território espanhol, o que mostra que a Espanha aproveita e que, em nome da solidariedade, está a facturar os seus serviços a Bruxelas. Afinal, como se vê, os sinais de continuação da guerra são bem mais fortes do que os ténues sinais para acabar com ela.