quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

O noroeste da Península com frio e neve

O norte e o noroeste da península Ibérica estão sob uma grande instabilidade meteorológica e a passar por uma intensa vaga de frio polar e por situações de temporal. O jornal La Voz de Galicia escreve hoje em título que “la nieve corta carreteras y la intensa lluvia desborda varios rios en Galicia”, enquanto a imprensa do País Basco, da Cantábria e das Astúrias destaca os nevões, os temporais e as inundações que estão a afectar essas regiões. No território português e em especial no nordeste transmontano e na Beira interior, também há estradas cortadas e escolas encerradas devido aos nevões que cobrem muitas povoações.
É o mau tempo! É um sinal dos tempos de inverno e do efeito da depressão Fien, que chegou há dois dias e que ainda vai agravar as condições meteorológicas nos próximos dias, com muito frio, chuva, neve e agitação marítima. Não se trata de nenhuma situação excepcional. Porém, as televisões têm mostrado as imagens do casario e das árvores cobertas de neve em várias localidades dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda, o que está a ser uma boa oportunidade para a intervenção dos correspondentes locais dos diferentes canais televisivos, quase todos referindo "o deslumbramento da paisagem coberta de branco".
Porém, o que esta situação confirma é que a generalidade do país não está preparada para suportar esta onda de frio, nem as temperaturas negativas que se anunciam para muitas regiões.