segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Vozes que defendem a paz para a Ucrânia

Alberta é uma das dez províncias do Canadá, tem uma superfície de cerca de 660 mil quilómetros quadrados e mais de quatro milhões de habitantes.
A sua capital é a cidade de Edmonton, embora a sua principal cidade seja Calgary, que fica situada a cerca de 290 quilómetros e que é a quarta cidade canadiana, depois de Toronto, Montreal e Vancouver.
Nesta província, cuja superfície é sete vezes maior do que Portugal, desde o dia 11 de Outubro que a primeira-ministra é uma jornalista e política de 51 anos de idade chamada Marlaina Danielle Smith, conhecida apenas por Danielle Smith. Com uma longa carreira política a nível provincial, no passado dia 6 de Outubro de 2022 ganhou a eleição para líder do United Conservative Party (UCP), de que resultou a sua designação como a 19ª primeira-ministra da província canadiana de Alberta. Como consequência da sua ascensão ao mais importante cargo político daquela província, o jornal Calgary Sun entrevistou Danielle Smith e publicou essa entrevista na sua edição de hoje. A entrevista aborda questões como o orçamento provincial, a criação de uma polícia rural, a adopção de viaturas eléctricas e… a guerra na Ucrânia. 
Danielle Smith, cujo bisavô Philipis Kolodnychy foi um imigrante ucraniano que chegou ao Canadá em 1915 durante a 1ª Guerra Mundial, afirmou que “valoriza a sua própria herança ucraniana” e, sem fazer uso dos argumentos que as partes apresentam para condenar ou para aceitar a invasão russa da Ucrânia, afirmou: “achieving peace is my greatest concern for Ukraine. That will be done with measured diplomacy, not virtue-signalling”.
Num tempo em que tanto se fala de guerra, de mísseis, de drones e de ameaças nucleares, é muito interessante - por ser uma raridade - que um jornal escolha a palavra PEACE como título de primeira página.