quarta-feira, 22 de junho de 2022

Chuvas e inundações a perturbar a China

A edição de hoje do jornal Shanghai Daily publica uma impressionante fotografia da parte inundada da cidade de Shangrao, na província chinesa de Jiangxi. Esta província, tal como o sul e o leste da China, sobretudo as províncias de Guangdong e Fujian, estão a ser afectadas pelas mais intensas chuvas dos últimos decénios, tendo provocado inundações, deslizamentos de terras e forçando à evacuação de centenas de milhares de pessoas. As chuvas fortes e persistentes atingiram o nível mais alto desde 1961 e têm continuado a encher os rios que transbordam e inundam vastíssimas áreas.
A extensão das áreas inundadas e os prejuízos económicos levaram o governo chinês a destinar fundos de emergência para apoiar os governos locais no controlo das inundações e no socorro às populações que foram desalojadas das suas casas.
Esta ocorrência veio juntar-se a muitas outras que vêm afectando o nosso planeta, algumas das quais aqui temos referido, que resultam das alterações climáticas. Assim, em diferentes partes do mundo sucedem-se as anomalias climáticas sob diversas formas, pelo que as inundações na China são mais um alerta para que sejam universalmente tomadas as medidas políticas necessárias para “salvar o nosso planeta”, enquanto é tempo.  

A retoma do turismo de navios de cruzeiro

As cidades portuárias das orlas atlânticas e mediterrânicas europeias têm beneficiado da indústria do turismo dos cruzeiros que se desenvolveu nos últimos decénios, mas esse tipo de turismo esteve inactivo devido às restrições sanitárias que foram adoptadas durante a pandemia de covid que surgiu em 2019. 
Neste ano de 2022, essa actividade parece ter recuperado todo o seu dinamismo e a procura parece estar a ultrapassar as melhores expectativas e a superar a procura dos tempos anteriores à pandemia. O jornal El Correo que se publica em Bilbao, a capital da comunidade autónoma do Euskadi ou País Basco, na sua edição de hoje dá notícia da presença simultânea de três navios de cruzeiro de grandes dimensões no Puerto de Getxo, na periferia da cidade de Bilbao, respectivamente o MSC Virtuosa (331 metros), o Enchanted Princess (330 metros) e o Seabourn Ovation (221 metros). Segundo o jornal, “la estampa inusual de los tres barcos juntos ne se volverá a repetir hasta el 4 de octubre” e houve oito mil pessoas, das quais cinco mil eram turistas e três mil tripulantes, que estiveram no porto de Getxo.
Um elevado número de autocarros recolheu os passageiros que se inscreveram para as várias excursões, com destaque para a visita ao Museu Guggenheim e à cidade de Bilbau, mas também para outros circuitos, como Gernika e San Sebastian.
As autoridades portuárias e turísticas bascas estão eufóricas. Este ano, houve 32 navios que já visitaram o Euskadi, mas até ao fim do ano esperam-se oito dezenas de navios de cruzeiro que, a verificar-se, baterá o recorde histórico de 59 navios de cruzeiro que, num só ano, atracaram no Puerto de Getxo.