quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Unesco classificou Festas de Campo Maior


As Festas do Povo da vila alentejana de Campo Maior foram hoje classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade durante a 16ª reunião do Comité do Património Mundial da Unesco realizada em Paris. Campo Maior está de parabéns por este reconhecimento cultural e se já recebia muitos milhares de visitantes para ver tão original e deslumbrante decoração urbana, vai certamente passar a receber muitos mais.
As Festas de Campo Maior são uma tradição secular e são organizadas pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior, sendo feitas apenas quando o povo quer. As últimas foram realizadas em 2015. 
As ruas da vila são ornamentadas, sobretudo no seu centro histórico, com milhares de flores de papel de muitas cores que são feitas pela população de forma voluntária durante vários meses e muitas noitadas. As ruas “competem” entre si em criatividade e originalidade e cada rua adopta um tema no qual centra a sua decoração, cabendo a coordenação de todo o trabalho a um “cabeça de rua” que é eleito pelos moradores e que assume a direcção do projecto floral de cada rua. O resultado é sempre absolutamente espectacular e um deslumbramento!
Este tipo de festa não é exclusivo da vila de Campo Maior pois realiza-se em outras localidades alentejanas, nomeadamente na vila do Redondo, mas também em Tomar, Moura e em outras povoações. 
Depois de terem sido classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade o Fado (2011), a Dieta Mediterrânica e a Louça preta de Bisalhães (2013), o Cante Alentejano (2014), o Fabrico de Chocalhos (2015), a Falcoaria (2016), o Figurado de barro de Estremoz (2017) e o Carnaval de Podence (2019), chegou a vez das Festas do Povo de Campo Maior ou festa das ruas floridas.
Parabéns ao povo de Campo Maior!