terça-feira, 24 de novembro de 2020

O Donald perde e a transição vai começar

Alguns jornais de referência americanos destacam hoje que começou a transição da administração de Donald Trump para a administração de Joe Biden e essa é a notícia de primeira página do The New York Times. Para além das notícias relativas à euforia em torno das vacinas que nos vão proteger da epidemia do covid-19 e das notícias nacionais sobre a outra epidemia que nos assalta que é o futebol que se está a tornar na coisa mais importante da sociedade portuguesa, a grande notícia do dia é mesmo o início da transição das administrações nos Estados Unidos. 
A Administração dos Serviços Gerais dos Estados Unidos apurou que Joe Biden foi o vencedor das eleições de 3 de Novembro. As acusações televisivas com que o Donald procurou criar uma onda generalizada de apoio às suas mentiras não resultaram, assim como as impugnações de resultados que tinha tentado por via judicial vieram a ser derrotadas na Pensilvânia e na Geórgia e, agora, no Michigan. Depois de derrotado nas urnas, o Donald está a ser derrotado em todas as instâncias judiciais e, perante essas evidências, deu finalmente instruções para que a sua equipa iniciasse o processo de transição, embora continue a considerar fraudulentos os resultados que o derrotaram. Com esta decisão foi aberta a porta para que Joe Biden possa aceder às agências e fundos federais necessários para constituir a administração que, a partir de 20 de Janeiro e durante quatro anos, vai governar os Estados Unidos. 
Já muito foi dito sobre a personalidade assimétrica daquele que durante quatro anos dirigiu os Estados Unidos e a forma desprestigiante como conduziu a política externa americana. Os americanos rejeitaram o Donald, mas o mundo também estava farto dele. Faltam menos de dois meses para que o mundo possa voltar a olhar os Estados Unidos com mais confiança, com mais vontade de cooperação e com mais respeito.