segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O futsal é o jogo que nos dá mais alegrias

O futsal é um jogo de pavilhão que resultou da evolução do futebol de salão, sendo a sua variante mais importante. Costuma dizer-se que toda a gente gosta do futsal porque toda a gente jogou futebol de salão, quando apenas era necessário dispor de um recinto de 25 por 15 metros, duas balizas e dez jogadores. 
O estatuto desta modalidade e a sua popularidade demoraram a ser conquistadas até que a FIFA o adoptou oficialmente como jogo de pavilhão, organizando um Mundial a partir de 1989, enquanto a UEFA veio a organizar um Europeu a partir de 1996.
Portugal também elegeu o futsal e a modalidade tem progredido muito. Nos últimos cinco anos a selecção nacional não teve qualquer derrota nos seus confrontos, daí resultando a vitória nos torneios em que participou, isto é, o Europeu de 2018, o Mundial de 2021 e, ontem, o Europeu de 2022. Neste campeonato disputado em Amesterdão e em outras cidades holandesas, a equipa portuguesa ultrapassou as equipas da Sérvia, da Ucrânia, dos Países Baixos e da Finlândia. Seguiu-se a emocionante meia-final com a Espanha e, finalmente, a espectacular vitória sobre a Rússia. Não é costume, exceptuando o caso do hóquei em patins em tempos idos, que Portugal tenha um desempenho desportivo tão triunfante no panorama internacional. O jornal A Bola chamou-lhes “valentes e imortais”, mas outros jornais chamaram-lhes “campeões da raça”, ou escreveram que “é tudo deles”.
Foi realmente uma grande vitória e uma grande alegria para os portugueses. O meu aplauso!