quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O “milagre” de Tóquio salvou 379 vidas

A tecnologia tem criado condições de segurança nos modernos aviões comerciais e a aviação tornou-se uma actividade muito segura. Segundo o FlightAware, uma empresa americana que recolhe informações sobre a navegação aérea em todo o mundo, através de 32.000 estações em terra situadas em cerca de duzentos países e de outras fontes informativas, o número médio de aviões que voam ao mesmo tempo no nosso planeta é 9.728 aviões, que transportam 1.270.406 pessoas. Um outro estudo, com a mesma origem, informa-nos que no dia 6 de Julho de 2023, houve 250.381 aviões comerciais que nesse dia levantaram voo, dos quais 134.386 eram voos comerciais. Em alguns momentos desse dia, foram registados mais de 20.000 aviões a voar simultaneamente entre diferentes destinos. Tantos voos, tantos milhões de passageiros e, felizmente, tão poucos acidentes! 
É uma vitória da ciência e da civilização, em tempos de algumas guerras…
Porém, ontem no Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, um Airbus A350-900 da Japan Airlines (JAL), que fazia o voo doméstico JAL 516, incendiou-se na pista depois de colidir com uma aeronave da Guarda Costeira Japonesa, que se preparava para levantar voo em auxílio das vítimas do sismo que afectou a região central do Japão. O A350 da JAL rolou pela pista, envolto em chamas mas, com surpresa geral, em menos de dois minutos todos os 367 passageiros e 12 tripulantes conseguiram salvar-se, o que demonstra um elevado grau de treino, disciplina e eficiência das tripulações dos modernos aviões. Entretanto, morreram cinco dos seis tripulantes da pequena aeronave da Guarda Costeira.
O jornal londrino The Guardian publica na sua edição de hoje uma fotografia que hoje ilustra inúmeras edições de jornais de todo o mundo, referindo o “inferno” das chamas que envolveram o A350 e salientando que o salvamento de 379 pessoas que iam a bordo foi um “milagre”.
Realmente, depois de vermos as imagens televisivas, também podemos afirmar que parece ter sido um milagre!

A perigosa escalada do conflito ucraniano

O conflito na Ucrânia tem-se acentuado nos últimos dias e alguma imprensa internacional fala em “escalada”, pois a cada ataque de uma parte sucede-se a retaliação da outra parte, o que significa um agravamento da situação e que a paz pode estar mais longe.
Acontece que no dia 29 de Dezembro os russos bombardearam várias cidades ucranianas, como Kiev, Kharkiv, Lviv e Odessa e, segundo as autoridades ucranianas, foram utilizados 158 mísseis de cruzeiro, balísticos e hipersónicos, além de drones, muito acima da média dos ataques feitos ao longo do ano, de que terão resultado 30 mortos. No dia seguinte (30 de Dezembro) os ucranianos responderam com um ataque à cidade russa de Belgorod de que terão resultado 18 mortos, mas os russos acusaram os ucranianos de terem usado bombas de fragmentação, prometeram retaliar e pediram uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na terça-feira (2 de Janeiro) as cidades de Kiev e Kharkiv foram atingidas por uma vaga de mísseis russos, que foi descrita como “a mais intensa desde que começou a invasão russa”. O jornal francês Le Télégramme que se publica na cidade de Brest, destaca hoje em título de primeira página a “chuva de mísseis sobre a Ucrânia” e publica uma fotografia alusiva a esses efeitos.
Esta anormal intensidade dos ataques russos parece estar relacionada com as dificuldades internas e externas que atravessa o regime de Volodymyr Zelensky, por não haver garantias de apoio dos americanos e de outros países ocidentais, mas os ataques russos também visarão desmoralizar a população quando se aproxima “o duro inverno ucraniano”.
O presidente Zelensky anunciou que “a Rússia usou cerca de 300 mísseis e 200 drones em cinco dias”, mas este anúncio pode significar uma pressão adicional para que o apoio ocidental continue como até agora e resista ao cansaço financeiro e às posições das suas opiniões públicas. Por isso, segundo refere a imprensa internacional, Zelensky poderá ter que fazer “escolhas difíceis” nos próximos tempos.