sábado, 11 de janeiro de 2020

Um brilharete do andebol português

O Campeonato da Europa de Andebol ou 2020 European Men's Handball Championship que se disputa em três países (Suécia, Áustria e Noruega) e em seis cidades (Estocolmo, Malmö, Gotemburgo, Viena, Graz e Trondheim), iniciou-se no dia 9 de Janeiro e terá a sua final no dia 26 de Janeiro em Estocolmo. É a 14ª edição desta prova.
A selecção nacional portuguesa participou em cinco das treze edições já realizadas, a última das quais em 2006 e, cerca de catorze anos depois, volta a estar presente numa fase final, o que só por si é um acontecimento relevante no nosso panorama desportivo. Os 24 participantes nesta fase final estão divididos em seis grupos e Portugal ficou colocado no Grupo D, juntamente com a Noruega que joga “em casa” e se classificou em segundo lugar nos dois últimos Mundiais, com a França que venceu esta prova por três vezes, já foi campeã do mundo por seis vezes e ficou em terceiro lugar no último Mundial e, ainda, com a Bosnia Herzegovina. Em termos de lógica desportiva e de peso curricular, os dois apurados deste grupo para passarem à fase seguinte serão a França e a Noruega, dois verdadeiros tubarões do andebol mundial. 
Porém, ontem em Trondheim a equipa portuguesa bateu a selecção francesa por 28-25 e esse resultado vai ficar na história do andebol português, mesmo que os próximos resultados sejam desfavoráveis. O jogo foi transmitido em directo pela televisão e foi realmente um grande espectáculo desportivo, pelo que aqui exprimo o meu aplauso ao andebol português, de que fui um modesto praticante.