terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O ano de 2019 em revista


O ano de 2019 termina hoje e o JTM - Jornal Tribuna de Macau tratou de o passar em revista, destacando na sua primeira página alguns acontecimentos importantes da vida da Região Administrativa Especial de Macau.
A circunstância de se tratar de um dos jornais macaenses que utiliza a língua portuguesa já é relevante, mas essa relevância é acrescida com a publicação das fotografias que, no domínio do património, simbolizam uma importante parcela da herança cultural portuguesa em Macau, isto é,  as fachadas da igreja jesuíta de São Paulo e da Santa Casa da Misericórdia. A revista do ano trata ainda de outros temas e, fotograficamente, destaca a recente visita do presidente Xi Jinping por ocasião das comemorações do 20º aniversário da transferência de Macau da soberania portuguesa para a soberania chinesa, assim como a visita de 21 horas que Marcelo Rebelo de Sousa fez a Macau do dia 30 de Abril para o dia 1 de Maio.
A fotografia do Presidente da República de Portugal é expressiva do seu incontrolado populismo, que é bem maior que a sua alta popularidade. Lá estão as selfies e os abraços a que, por motivos óbvios, faltam as declarações que faz por tudo e por nada, que se tornaram na sua imagem de marca cada vez mais insuportável.
Às suas reconhecidas qualidades pessoais de inteligência, cosmopolitismo e cultura, o Presidente da República tem acrescentado um incontrolado apetite pela popularidade, traduzida num gosto por aparecer e por ser visto, ou de falar para os microfones dos estagiários, que estão a tornar este seu primeiro mandato presidencial numa canseira para quem vê televisão. Era bom que corrigisse esta sua enorme ânsia populista porque nem ele, nem os portugueses, precisam dela. 
O ano de 2019 termina hoje e daqui se deseja um ano de 2020 com paz, progresso e estabilidade para a comunidade, mas também com muita saúde para quem visita a ruadosnavegantes.