sexta-feira, 7 de maio de 2021

A glória de Elcano em série televisiva

Está em curso na praia de Azkorri, próximo de Bilbau, a rodagem da série televisiva Sin límites que visa apresentar em quatro episódios de uma hora, a figura e o feito de Juan Sebastian de Elcano, que em 1522 concluiu a primeira volta ao mundo.
Elcano nasceu no município de Getaria da província de Guipúscoa, no País Basco, sendo um dos 234 tripulantes das cinco naus com que Fernão de Magalhães pretendia chegar às Molucas, navegando para ocidente. Porém, Magalhães foi morto nas ilhas Filipinas e o acaso fez de Elcano o comandante da nau Victoria que, desobedecendo às ordens de Carlos V, regressou a Sanlúcar de Barrameda pela “rota dos portugueses”. Assim, sem ser esse o seu objectivo, acabou por completar a circum-navegação do planeta.
Magalhães e Elcano, são símbolos da rivalidade entre Portugal e Espanha na questão da circum-navegação do globo, como em muitas outras coisas. Porém, porque o papel desempenhado por Elcano talvez seja menos relevante do que alguns desejam, a série es una ficción, no un documental, y sobre Elcano no existe demasiada documentación”, isto é, a produção parece antecipar já a sua defesa perante as inverdades históricas e os exageros de protagonismo a que certamente vai ceder para glorificar “la gesta del navegante guipuzcoano”.
Sin límites é a mais ambiciosa série espanhola de todos os tempos com um orçamento de 25 milhões de euros e é uma coprodução entre a Espanha (80%) e o Reino Unido (20%), sendo rodada em castelhano, português e basco. As filmagens durarão quatro meses e, depois da praia de Azkorri, as rodagens de interiores decorrerão em Madrid e Sevilha, será utilizada a réplica da nau Victoria construída em 2003 para as cenas da vida a bordo e, finalmente, as tormentas, a fome, a doença e os motins serão rodados num gigantesco tanque de 32 mil metros quadrados que os estúdios Pinewood possuem na República Dominicana.
O jornal El Correo da Bizkaia deu uma alargada reportagem do “desembarque de Elcano em Azkorri”.