sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

As luzes e as cores do Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês começa oficialmente hoje, segundo se pode ler em diferentes plataformas informativas da imprensa e da internet, isto é, inicia-se o ano 4719 do calendário chinês que terminará no dia 31 de Janeiro de 2022.
De forma diferente do que acontece com o calendário ocidental ou calendário gregoriano, estabelecido pelo Papa Gregório XIII em 1582, em que o ano corresponde a uma translacção da Terra em torno do Sol, o calendário chinês é estabelecido de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol e, por isso, não há uma data fixa para o início do Ano Novo Chinês. No entanto, apesar desse calendário, os chineses usam desde 1912 o calendário gregoriano, como de resto se faz em quase todo o mundo, por necessidade prática das suas relações diplomáticas e do seu comércio internacional.
Significa que o calendário chinês é sobretudo uma marca cultural da milenária civilização chinesa, pois assinala as datas importantes e as grandes festividades populares que lhes estão associadas, como por exemplo o início do Ano Novo Chinês. Nesse calendário os anos têm uma representação específica que é simbolizada pelos doze signos do horóscopo chinês e, nessas circunstâncias, depois do ano ou signo do rato inicia-se agora o ano ou signo do boi ou do búfalo.
Em Macau, mesmo durante o longo período da administração portuguesa do território, as festividades do Ano Novo Chinês sempre tiveram muita cor, luz e animação, mas parece que esses festejos se intensificaram agora e que, segundo a tradição chinesa, se prolongam por duas semanas. O Jornal Tribuna de Macau assinala na sua última edição o início do Ano Novo Chinês com a frase “à espera do búfalo” e com uma sugestiva fotografia em que se destaca claramente a fachada do histórico Leal Senado de Macau, uma instituição criada pelos portugueses em 1583.