quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Trump foi acusado, a Democracia vencerá

Os acontecimentos de 6 de Janeiro de 2021 em Washington, foram tão importantes para os Estados Unidos e para o mundo, como o 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, o 30 de Abril de 1975 em Saigão ou o 6 de Agosto de 1945 em Hiroshima. Embora por razões diversas e nem todas da mesma importância, o que aconteceu nestas datas ficou gravado na história contemporânea dos Estados Unidos.
Relativamente ao dia 6 de Janeiro de 2021, o que aconteceu foi uma tentativa de alterar as normas da vida democrática americana após a derrota do presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020. Ao não ser reeleito, o presidente estimulou ou dirigiu uma multidão de apoiantes que assaltou o edifício do Capitólio em Washington, para impedir que o presidente eleito Joe Biden fosse declarado vencedor. Semelhante situação aconteceu no Brasil quando no dia 8 de Janeiro de 2023, o presidente Jair Bolsonaro apoiou actos de insurreição e vandalismo de grupos de manifestantes que invadiram os Palácios do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, para promover um golpe de estado contra o governo eleito de Lula da Silva.
Hoje o jornal USA Today informa que Donald Trump foi formalmente acusado de tentativa de corromper os resultados eleitorais das presidenciais de 2020 e, segundo a Justiça federal, é suspeito de “conspirar para defraudar os Estados Unidos”, “pressionar testemunhas”, “conspirar contra os direitos dos americanos” e “obstruir um acto oficial”. O procurador especial foi claro: o que aconteceu no Capitólio no dia 6 de Janeiro de 2021 não foi um acto espontâneo ou um evento isolado, mas antes “uma batalha de uma guerra mais ampla sobre a verdade e sobre o futuro da democracia americana”. 
A Justiça americana funciona e isso é bom para os Estados Unidos e para o mundo. Porém, Donald Trump é o favorito para a nomeação dos Republicanos para as eleições presidenciais de 2024 pois tem cerca de 54% das intenções de voto...

Escândalo e vergonha nos juros da banca

No passado sábado escrevemos aqui que os lucros da banca são uma obscenidade e, de facto, três dias depois, o jornal Público escreve na primeira página com grande destaque que “com subida das Euribor, 75% da prestação da casa são juros pagos ao banco”.
No artigo que serve de base a este título, a jornalista Rosa Soares escreveu que o “capital amortizado ‘encolhe’ de forma significativa com a subida das Euribor” e que, para muitas famílias se trata de “mais um aumento considerável na prestação da casa”. Tem toda a razão. O aumento das prestações é duplamente penalizador para as famílias, pois o valor pago em juros representa mais de três quartos da prestação, com apenas um quarto a corresponder ao pagamento do capital emprestado. Para explicar esta vergonha da exploração bancária, a jornalista apresenta uma simulação de empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, associado à Euribor, a que corresponde actualmente uma prestação mensal de 818,95 euros.
Pergunta-se: quem tem salários em Portugal que possam pagar esta prestação? Se atentarmos que deste valor apenas 175,32 euros (21,3%) são para amortização do capital emprestado, concluímos que 643,64 euros (78,7%) correspondem a juros extorquidos pela gananciosa banca, que se serve da irresponsabilidade e da cegueira do Banco Central Europeu para apresentar os lucros obscenos a que antes nos referimos. Há um ano, a prestação mensal do empréstimo era de 553 euros, dos quais 304 euros (55%) representavam a amortização de capital e os restantes 249 euros (45%) ao pagamento de juros. Comparem-se os números: num ano, a prestação subiu 265,95 euros, mas o lucro extorquido pela banca subiu 294,64 euros. 
Se isto não é um escândalo, então a Terra não é redonda!