sábado, 9 de outubro de 2021

A actividade vulcânica nas Canárias

O vulcão Cumbre Vieja que fica situado no complexo vulcânico da ilha de La Palma, entrou em erupção no dia 19 de Setembro e, cerca de vinte dias depois, não dá sinais de atenuar a sua actividade. A fotografia hoje publicada pelo Diário de Avisos, o jornal de Tenerife, mostra uma extensa fajã criada pela corrente de lava que entrou no oceano na costa ocidental da ilha e se calcula que tenha, nesta altura, uma área de cerca de cinquenta hectares. Trata-se de uma expressiva e impressionante imagem, daquelas a que se aplica a conhecida frase "uma imagem vale mais que mil palavras". 
Entretanto, as autoridades canárias revelam que a situação está para durar. Dezenas de pequenos sismos, alguns deles sentidos pela população, têm abalado a ilha de 84 mil habitantes e de 708 km2 de superfície, isto é, uma área ligeiramente menor do que as ilhas da Madeira e de S. Miguel, ao mesmo tempo que apareceram novas correntes de lava que correm em diferentes direcções e que vão engolindo mais edifícios e vão destruindo plantações, sobretudo de bananas. Em paralelo com as correntes de lava, também as cinzas e os fumos têm causado grandes perturbações na qualidade do ar, de que resultou o encerramento do aeroporto, além de outras consequências no domínio da saúde pública. 
Actualmente calculam-se em seis mil o número de desalojados e as autoridades espanholas já anunciaram medidas de apoio de emergência para atenuar os problemas humanos e económicos por que está a passar a ilha de La Palma.