terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Vespucci, la nave più bella del mondo

O navio-escola Amerigo Vespucci foi construído nos estaleiros de Castellammare di Stabia, próximo de Nápoles, tendo sido incorporado na Marina Militare Italiana no dia 22 de Fevereiro de 1931.
O navio celebrou ontem 90 anos de vida, de muitas navegações e uma viagem de circumnavegação realizada entre Maio de 2002 e Setembro de 2003, pelo que os mass media italianos foram visitá-lo na sua base da La Spezia, na região da Ligúria. Com base nos press releases que receberam, todos os jornais se referiram à efeméride aniversariante da “nave più bella del mondo” e, no caso do Il Tirreno, que se publica em Livorno, a cidade que alberga a Escola Naval italiana, o jornal tratou de publicar uma sugestiva fotografia do navio na sua primeira página.
O Vespucci é um belo navio e sempre foi um símbolo da Marinha Italiana, havendo uma curiosa história à volta dele. Em 1962 navegava no Mediterrâneo quando se cruzou com o porta-aviões americano USS Independence e, de acordo com os procedimentos habituais do cerimonial marítimo internacional, o porta-aviões terá interrogado o navio italiano e daí terá resultado a seguinte troca de mensagens:
           - Independence: “What ship?”.
            - Amerigo Vespucci: “Amerigo Vespucci School Ship, Italian Navy".
            - Independence: "You are the most beautiful ship in the world".

Naturalmente, as autoridades marítimas e os seus serviços de relações públicas ampliaram esta notícia, verdadeira ou não, passando a classificar a sua nave scuola como la “nave più bella del mondo”, o que pode deixar alguns países marítimos desconsolados.
Nestas coisas é sempre difícil utilizar o artigo definido, mas há que reconhecer que tem algum sentido que o navio-escola Vespucci seja classificado como o mais belo navio do mundo, mesmo que isso custe muito a quem já viu o navio-escola Sagres.