sexta-feira, 2 de abril de 2021

Uma grande festa basca na Copa del Rey

El Correo de Bilbao e El Diario Vasco de San Sebastian
Amanhã, na cidade de Sevilha vai disputar-se a final da Copa del Rey da época de 2019-20, que foi retardada de 349 dias devido à crise pandémica que tanto nos preocupa. 
A Copa del Rey é uma competição futebolística que acontece desde 1902 e que teve várias designações como a Copa de España, a Copa del Generalíssimo e, agora, a Copa del Rey, mas sempre com o mesmo formato nas 114 edições que já se disputaram. O actual detentor do troféu é o Valencia Club de Fútbol, mas no pódio dos grandes vencedores estão o Barcelona com 30 vitórias, o Athletic de Bilbao com 24 vitórias e o Real Madrid com 19 vitórias.
Amanhã vão defrontar-se duas equipas bascas: o Athletic Club (Bilbao) e a Real Sociedad de Fútbol (San Sabastian). É a primeira vez que se encontram estas duas equipas, uma oriunda da província da Biscaia e outra proveniente da província de Guipúscoa. Apenas cem quilómetros separam estas duas cidades, ambas fortemente ligadas aos ideais autonomistas bascos. O Athletic não ganha desde 1984 e a Real Sociedad, que só tem duas vitórias, não ganha desde 1987. Amanhã, cerca de dois milhões de bascos que são apenas 5% da população espanhola, vão vibrar com aquele jogo e vão exibir as suas rivalidades. Os jornais de Bilbao exigem que aos rojo y blancos que regressem para a Biscaia com a taça, enquanto os jornais de San Sebastian incitam a equipa azul celeste para honrar a história de Guipúscoa.
Que seja uma festa bonita e que o orgulho basco seja satisfeito, independentemente da taça ir para Bilbao ou para San Sebastian.