domingo, 15 de setembro de 2019

Macron visitou a “sua” terra de Andorra

O Principado de Andorra é um microestado soberano que fica situado nos Pirinéus, encravado entre a região francesa do Midi-Pyrenées e a província de Lleida da região autónoma da Catalunha. Tem uma área de 468 km2 e cerca de 80 mil habitantes, sendo o 16º menor país do mundo em superfície e também o 11º país menos populoso do mundo. Por razões diversas, cerca de um quinto da população do principado é portuguesa e trabalha na hotelaria, no comércio, na construção e até na administração pública.
Diz-se por lá que, se os portugueses deixassem Andorra, de repente e ao mesmo tempo, o país fechava.
O principado é independente desde 1278 e, desde 1993, é uma democracia parlamentar, em que o poder legislativo é exercido por 28 deputados que integram o Conselho Geral dos Vales, a quem também compete escolher o chefe do governo. Por razões históricas, a chefia do Estado é exercida em diarquia, isto é, por duas personalidades ditas co-príncipes, que são o Presidente da República Francesa e o Bispo de La Seu d’Urgell na Catalunha. É um caso que parece não ter paralelo no mundo.
Tanto quanto se sabe, o Bispo de La Seu d'Urgell e o Presidente da França não costumam reunir-se para tratar dos assuntos de Andorra e, aparentemente, não visitam o território que tutelam, como consequência de uma tradição medieval que resistiu ao tempo. Porém, recentemente Emmanuel Macron decidiu visitar Andorra e, à simpatia com que foi recebido e rodeado pela população, correspondeu de igual modo nas ruas da sua capital Andorra la Vella. O Diari d’Andorra, que é o jornal do principado e que se publica em catalão, deu notícia da visita de Macron, mais como turista do que como Chefe do Estado, dizendo que seduziu a população, onde não encontrou os coletes amarelos franceses que tanto o têm contestado.