segunda-feira, 12 de junho de 2023

The best of all time... é Novak Djokovic

O tenista sérvio Novak Djokovic triunfou ontem sobre o norueguês Casper Ruud na final do Torneio de Roland-Garros e tornou-se o recordista masculino de títulos do Grand Slam (Australian Open/Melbourne, Roland-Garros/Paris, Wimbledon/Londres e US Open/Nova Iorque). Foi o 23º título de Novak Djokovic que, aos 36 anos de idade, se afirmou como o maior tenista de todos os tempos, com triunfos em Melbourne (10 vezes), Londres (7 vezes), Paris (3 vezes) e Nova Iorque (3 vezes), superando os registos do espanhol Rafael Nadal (22 títulos) e do suiço Roger Federer (20 títulos). É um feito desportivo verdadeiramente notável!
O ténis é um desporto de elite e goza de larga cobertura pela comunicação social, pelo que o sucesso de Djokovic foi noticiado um pouco por todo o mundo, tendo muitos jornais publicado a sua fotografia estendido no court com destaque de primeira página, como aconteceu em Portugal com o jornal Público e em Nova Iorque com o The Wall Street Journal.
Aqui registo o meu aplauso a este atleta de eleição até porque, por razões naturais, irão decorrer muitos anos até que um qualquer Carlos Alcaraz possa aproximar-se dos resultados desportivos conseguidos por Novak Djokovic, de quem se diz ter tanto de talento como de mau feitio.