quinta-feira, 5 de agosto de 2021

A melhor prestação olímpica de sempre

O movimento olímpico português bem pode festejar porque, em 25 participações nos Jogos Olímpicos, nunca a nossa representação tinha ganho quatro medalhas!
Aconteceu quando era madrugada em Lisboa e Pedro Pablo Pichardo ganhou a medalha de ouro na prova do triplo salto com um salto de 17,98 metros, que se somou às medalhas já ganhas por Jorge Fonseca, Patrícia Mamona e Fernando Pimenta. A sua vitória foi tão clara que até pareceu fácil, levando-o a declarar que “toda a gente acha que é fácil, mas dá muito trabalho”.
Embora ainda não tenham terminado, os Jogos Olímpicos de Tóquio já garantiram o melhor resultado olímpico de sempre para Portugal e, este momento é, realmente, um momento alto do desporto português.
Durante o dia sucederam-se os justos elogios a Pedro Pablo Pichardo, o atleta de origem cubana que se naturalizou português, para quem esta medalha é ”a forma de agradecer ao país que me apoiou”. Entre os que primeiro felicitaram o atleta pela sua proeza estava o venerando Chefe do Estado, que nestas coisas que as televisões mostram muitas vezes, está sempre muito atento e gosta de aparecer.