sábado, 25 de maio de 2019

A demissão de May foi demasiado tardia

Theresa May anunciou ontem que vai abandonar a liderança do Partido Conservador e a chefia do governo do Reino Unido, mas essa decisão era esperada e desejada desde há muito tempo, até porque já ela acumulara três pesadas derrotas no Parlamento a propósito do seu acordo do Brexit com a União Europeia. A persistência com que May defendeu o seu acordo, para o qual revelou uma teimosia política e uma enorme falta de habilidade para consensos, ditaram este esperado final que toda a imprensa britânica noticia, nuns casos com alívio, noutros com preocupação.  Tudo acabou em lágrimas como escreveu The Times. A sua decisão terá efeitos a partir de 7 de Junho, sendo então formalizada a corrida à sua sucessão, mas Theresa May continuará a desempenhar o seu cargo até que o processo de sucessão fique concluído.
Com esta decisão, o Reino Unido deu mais um passo para a sua describilização internacional e ficou evidente que não teve em Theresa May um primeiro-ministro à altura das circunstâncias, como noutros tempos e noutras crises tivera Winston Churchill ou Margaret Thatcher.
O processo do Brexit vai continuar na agenda da política britânica mas terá que ser resolvido até ao dia 31 de Outubro, ficando agora em aberto a hipótese de uma saída sem qualquer acordo ou a realização de um segundo referendo.
Não é difícil prever que, por maior que seja a habilidade política do sucessor de Theresa May, o processo vai continuar encalhado porque os deputados que a contrariaram são exactamente os mesmos que agora vão reapreciar o assunto. Sem eleições antecipadas e a constituição de um novo Parlamento, que afirme claramente o sim ou o não em relação ao Brexit, o espectáculo degradante da política britânica vai continuar.
Entretanto, os britânicos já votaram para o Parlamento Europeu, o que sendo uma situação normal, até parece um paradoxo.