domingo, 10 de julho de 2016

Euro 2016: dia de final, dia de festa

Muitos jornais portugueses e franceses, mas também de alguns outros países, destacam nas suas primeiras páginas o jogo da final do Euro 2016 que se realiza hoje entre as equipas de Portugal e da França, ilustrando as suas edições com as fotografias de Cristiano Ronaldo e de Antoine Griezmann, que são os símbolos maiores de cada uma daquelas selecções. São dois jogadores famosos que jogam no Real Madrid e no Atlético de Madrid e que se conhecem bem. Curiosamente, até se descobriu agora que Griezmann é filho de mãe portuguesa de Paços de Ferreira, que passava férias naquela zona e que até tem dupla nacionalidade. 
Quer em Portugal, quer em França, os jornais incitam as suas equipas nacionais, elogiam os jogadores e exigem-lhes a vitória, mas é interessante ver o que faz o jornal espanhol Marca ao escrever que, num jogo entre vizinhos, que ganhe o melhor. De entre todos os jornais, destaca-se o Ouest France, que se publica em Rennes e que ignora as “estrelas” e prefere escolher como título “dia de final, dia de festa”, ilustrando a sua primeira página com uma fotografia de uma jovem com as bandeiras de Portugal e da França. O futebol é portador de alegria para a população e ambos os países “precisam” desta vitória pois têm passado por situações bem difíceis, incluindo a austeridade e o terrorismo. Os portugueses nunca ganharam uma grande competição internacional de futebol e têm agora uma boa oportunidade, até porque estão tranquilos, confiantes, serenos e jogam bem. Podem ganhar.
Para os portugueses que vivem em França esta final já é uma vitória pois devolveu-lhes o orgulho nacional e a alegria, conforme vemos diariamente nas televisões, mas para os 11 milhões de portugueses residentes no território nacional esta final significa um jogo para a História. Podem ganhar. Espero bem que sim. Vai ser uma festa.