domingo, 6 de novembro de 2022

Desnorte e populismo de Sacavém à Trofa

Anteontem e ontem o país assistiu pela televisão a situações de desnorte e de puro populismo interpretadas pelo Supremo Magistrado da Nação, que me surpreendem e apoquentam.
A primeira aconteceu em Sacavém na passada sexta-feira. Na sessão de encerramento da Web Summit, lá esteve Marcelo Rebelo de Sousa a dar espectáculo como tanto gosta, ao comportar-se como um bom entertainer. Convidado para ir ao palco por Paddy Cosgrave, o organizador do evento, entrou como se fosse um show star, chamando a atenção do auditório com um aperto de mão despropositado e intimista ao surpreendido Cosgrave, como se fosse um velho amigo dos tempos do liceu e sem a dignidade que a sua função presidencial lhe exige, como mostra a fotografia publicada no Dinheiro Vivo, o suplemento económico do Diário de Notícias. Além disso, decidiu exibir-se perante o auditório, enunciando as orientações estratégicas que competem em exclusivo ao governo e cuja fiscalização deve ser feita pela Assembleia da República.
Poucas horas depois, Marcelo Rebelo de Sousa estava na Trofa para inaugurar o novo edifício dos Paços do Concelho e, aparentemente, usou essa cerimónia para promover o líder do partido a que já presidiu que, antes de tempo, ali estava num lugar de destaque. O seu discurso foi uma invulgar página de populismo, ao dirigir-se à ministra que estava presente em nome do governo, com a ameaça de estar “muito atento” à execução dos fundos europeus e não lhe perdoar uma eventual falha, quando tudo isso está fora das funções presidenciais. Foi um despropósito, um acto de populismo barato e até uma ofensa. A ministra Ana Abrunhosa, que é uma prestigiada académica da Universidade de Coimbra, riu-se. Fez bem. Há certos dichotes que não merecem resposta.
Marcelo Rebelo de Sousa foi muito infeliz, tanto em Sacavém como na Trofa e, como ele próprio disse, “há dias bons e dias maus, dias felizes e dias infelizes. A proporção é dois dias felizes por dez dias infelizes”. Estes foram dois dias muito infelizes para o Supremo Magistrado da Nação.

A COP27 e as alterações climáticas

A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, vulgarmente conhecida como COP27, tem o seu início hoje em Sharm El Sheikh, no Egipto, para onde convergirão muitos líderes mundiais a fim de tomarem parte na discussão das acções necessárias para combater as alterações climáticas. Entre eles deverá estar o presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, que para tal foi convidado pelo presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi, o que mostra que “o Brasil está de volta”. Estas conferências realizam-se todos os anos para estimular os governos a tomar medidas para limitar o aumento da temperatura global e, em 2015, conseguiu um resultado histórico quando 194 países assinaram o Acordo de Paris, no qual todos os países signatários se comprometeram a limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Porém, os resultados têm sido insatisfatórios, a crise climática acentua-se e multiplicam-se os avisos de tragédia um pouco por todo o mundo.
António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas, tem sido a voz mundial a alertar para a catástrofe que ameaça o nosso planeta e lá estará em Sharm El Sheikh a apelar para que sejam assumidos compromissos e que sejam cumpridos. Voltará a falar-se da redução gradual do uso do carvão, do fim dos desmatamentos como o que se vem verificando na Amazónia, na redução das emissões poluentes de metano e na transição energética, mas também da ajuda dos países mais ricos aos países mais pobres para que se preparem para as mudanças energéticas necessárias. A COP27 decorre até ao dia 18: será que podemos ter esperança em algum resultado ou será mais uma oportunidade perdida?
O jornal financeiro francês La Tribune dedica a primeira página da sua edição de ontem à COP27 e, segundo algumas notícias, o primeiro-ministro de Portugal falará hoje em Sharm El Sheikh.