sábado, 29 de junho de 2013

A ridícula solidariedade europeia

A Comissão Europeia anunciou recentemente um programa de apoio ao desemprego jovem cujo montante poderá atingir os 8 mil milhões de euros, o que significa que os cerca de 5,7 milhões de jovens desempregados com menos de 25 anos que vivem na União Europeia, poderão vir a beneficiar de um apoio de cerca de 1400 euros cada um. O problema que a Comissão tão tardiamente reconhece é sério, pois a Europa corre o risco de ter uma geração perdida de jovens desempregados e há muitas vozes que entendem que estas medidas não são suficientes para inverter a situação.
O jornal i analisa hoje esta questão e recorda que em Agosto de 2012, num artigo publicado em jornais de toda a Europa, Durão Barroso calculara que o total de ajudas da Comissão Europeia à banca atingira 4,5 biliões de euros, isto é, cerca de 28 vezes o PIB português. Disse Barroso nesse artigo que “temos de acabar com o círculo vicioso no qual o dinheiro dos contribuintes - mais de 4,5 biliões de euros até agora - é utilizado para resgatar bancos”. Em síntese, o combate ao drama de quase 6 milhões de jovens sem emprego na Europa vai ser feito com uma verba que equivale a 0,177% do total de ajudas concedidas à banca até Agosto de 2012. Por cá, onde já foram injectados 6 mil milhões na banca, talvez possamos receber 150 milhões de euros para apoiar os jovens desempregados. Toda esta “solidariedade europeia” parece ridícula.

Tour de France: la 100ème édition

Começa hoje na Córsega a 100ª edição da Volta à França, a prova desportiva que mais entusiasma os franceses e que é, também, a prova de ciclismo mais importante de todas quantas se realizam no mundo. Este ano a prova terá 21 etapas e, para além dos dois contra-relógios individuais, contará com muitas etapas de montanha, quer nos Pirinéus, quer nos Alpes. Terminará em Paris no dia 21 de Julho e, pela primeira vez, a etapa final terminará ao pôr do sol, com a cidade de Paris já iluminada, para assinalar e dar brilho à 100ª edição deste grande acontecimento desportivo.
A corrida será disputada por 198 ciclistas de 22 equipas e conta com dois portugueses no pelotão: Rui Costa (dorsal 124) que ainda recentemente venceu a Volta à Suiça, e Sérgio Paulinho (dorsal 96) que em 2004 conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Diariamente e a partir das 13.30 horas, a RTP2 acompanhará a corrida em directo, devendo notar-se que para além da sua vertente desportiva, a reportagem é sempre um cartaz turístico de excelência pela beleza e espectacularidade das imagens que divulga. A não perder, como se diz lá pelas estações televisivas.
 

Festival ao Largo 2013

No espaço fronteiro ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, vai realizar-se pelo quinto ano consecutivo, 0 Festival ao Largo 2013 dedicado à música sinfónica, ao teatro e ao bailado, no qual músicos, bailarinos, maestros e coreógrafos de renome nacional e internacional, proporcionarão ao público vários espectáculos ao ar livre e sempre de entrada gratuita. Este ano, certamente por dificuldades orçamentais, o Festival incluirá apenas onze espectáculos, que serão apresentados apenas às sextas-feiras e aos sábados, mas sempre às 22.00 horas.
O Festival ao Largo 2013 começou exactamente ontem e vai estender-se até ao dia 28 de Julho.  O programa que está a ser divulgado apresenta uma oferta suficientemente variada, que inclui apresentações da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do TNSC, para além da Companhia Nacional de Bailado.
O local é particularmente adequado para a realização de um festival deste tipo pelo seu enquadramento arquitectónico e constitui uma boa oportunidade para atrair público àquela zona da cidade. Tem sido assim todos os anos, embora as condições oferecidas aos espectadores não sejam muito confortáveis. Por isso, ou se vai cedo e se encontra um dos poucos lugares sentados ou, em alternativa, se assiste de longe, de pé e com pouca visibilidade.  Contudo, nas noites quentes de Julho que se avizinham, o Festival ao Largo é uma excelente proposta cultural. Se ainda não assistiu, experimente!