terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Um Feliz Natal e um Bom Ano Novo


Estamos em plena época de Natal em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo. É uma grande festa religiosa em toda a Cristandade, embora também seja comemorada por muitas comunidades não cristãs, sendo assumido sempre como um período de paz e de harmonia entre os homens e de solidariedade entre os diferentes estratos sociais ou comunidades.
Além de festa religiosa, o Natal também é um feriado em muitas comunidades onde as populações e as famílias conservam práticas e costumes tradicionais, simbolizadas em elementos como o presépio, a árvore de Natal, uma gastronomia específica - que inclui o bolo-rei, as rabanadas, o bacalhau, o perú ou o polvo - o ritual da troca de presentes e de mensagens ou outras práticas culturais e religiosas. Porém, o presépio e a árvore de Natal são os símbolos maiores da época natalícia e decoram as casas para criar um cenário festivo apropriado, sobretudo para as crianças, mas também as ruas e as praças das cidades com luminosas e atraentes decorações.
Nos últimos tempos, a sociedade de consumo “inventou” o Pai Natal que, vindo das neves da Lapónia num trenó rebocado por renas, traz os presentes para as crianças. A moda pegou e o Natal deixou de ser a grande festa das famílias para, cada vez mais, se tornar no símbolo do despesismo e do consumo de inutilidades.
Porém, ainda há quem resista ao consumismo a que foi conduzido o Natal e celebre esta data como símbolo da harmonia entre todos os homens e da solidariedade para com os mais necessitados. Esse é, também, o meu Natal. Por isso, mesmo sem recorrer às fantasias do Pai Natal, aqui ficam expressos os meus votos de um Feliz Natal e um Bom Ano Novo para todos os que regularmente lêem ou comentam os textos publicados na ruadosnavegantes.