terça-feira, 21 de julho de 2015

Uma nova era para 11 milhões de cubanos

Depois de 54 anos de total ausência de relações, de muita tensão e de algumas provocações, as diplomacias americana e cubana conseguiram chegar a uma base de entendimento que teve ontem o seu momento mais simbólico em Washington, quando foi hasteada a bandeira cubana na nova Embaixada de Cuba nos Estados Unidos. Esse acto foi protagonizado perante mais de cinco centenas de convidados pelo ministro Bruno Parrilla, o primeiro governante cubano a entrar nos Estados Unidos em mais de 50 anos.
A história de Cuba é demasiado rica de grandes acontecimentos, neles se incluindo a sua luta pela independência contra o poder colonial espanhol que culminou em 1898, o movimento guerrilheiro de Fidel de Castro e dos seus companheiros que a partir da Sierra Maestra tomaram o poder em 1959 e a controvérsia que a revolução cubana e os seus ícones sempre despertaram. Cuba desafiou e afrontou os Estados Unidos e o imperialismo económico-militar dos tempos modernos, aliou-se ao sovietismo e alimentou conflitos um pouco por todo o mundo. Isolou-se do mundo e, como contrapartida, os onze milhões de cubanos ficaram mais afastados da comunidade internacional.
Agora, os dois milhões de cubanos que vivem nos Estados Unidos, sobretudo na Florida, estão a passar por um tempo de confiança e de orgulho nacional, conforme revela o Miami Herald. Porém, o processo de normalização das relações entre os dois países vai ser longo e lento, pois há muitas forças, quer em Cuba quer nos Estados Unidos, que não esquecem as tensões do passado e não aceitam os passos que estão a ser dados por Barack Obama e por Raul Castro. Uns prometem não terminar com o embargo económico que vigora desde 1962, enquanto outros reclamam o fim do regime fidelista. Por isso, durante a cerimónia em Washington alguns manifestantes gritaram “Cuba si, Fidel no”, enquanto outros preferiram gritar “Cuba si, embargo no”, mas seguramente que está aberta uma nova era para os 11 milhões de cubanos que vivem na ilha.