sábado, 30 de julho de 2022

As eleições no Brasil com Lula na frente

As eleições gerais no Brasil estão marcadas para o próximo dia 2 de Outubro, o que significa que estamos a cerca de sessenta dias da sua realização. Nos tempos que correm, que são de grande instabilidade mundial, o Brasil precisa de uma presidência respeitada e coerente, para inspirar o progresso económico e social dos brasileiros e para fazer com que a sua voz seja ouvida internacionalmente.
Todas as eleições geram expectativas de mudança e o Brasil não escapa a essa regra, tudo se polarizando em torno de dois candidatos: o actual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha eleitoral já está na rua e as sondagens vão aparecendo, embora haja sondagens para todos os gostos, como se costuma dizer em Portugal. Porém, a sondagem do Instituto Datafolha publicada pelo jornal Folha de S.Paulo será, porventura, a mais credível de todas e se há um mês indicava que as intenções de voto eram de 47% para Lula e de 28% para Bolsonaro, a mais recente indica os mesmos 47% para Lula e 29% para Bolsonaro, significando que embora a distância percentual tivesse passado de 19 para 18 pontos percentuais, o candidato Lula mantém-se estável na frente da corrida eleitoral para o Palácio do Planalto. As sondagens colocam Ciro Gomes, o candidato do PDT, que é um partido de centro-esquerda, na terceira posição com 8% das intenções de voto, o que potencia um resultado favorável a Luiz Inácio Lula da Silva logo na 1ª volta, ou na 2ª volta, que se realiza a 30 de Outubro.
Os brasileiros saberão escolher. Deste lado do Atlântico é muito baixa a estima pelo Jair, enquanto é grande a simpatia por Luiz Inácio que é considerado um amigo de Portugal.