segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O galego é uma língua lusófona e está vivo

É sabido que a península Ibérica tem uma acentuada diversidade linguística e que para além do português e do castelhano (espanhol), ainda tem o catalão, o basco (euscara), o leonês e o galego. O galego é, juntamente com o castelhano, a língua oficial da Comunidade Autónoma da Galiza, tendo raízes comuns com a língua portuguesa, da qual só divergiu a partir do século XIV. As semelhanças entre as duas línguas são evidentes, como de resto também é o contexto sócio-cultural da Galiza e do Alto-Minho, daí resultando que, por vezes, o galego e o português são classificados no contexto galaico-português, havendo quem considere o galego como “o português da Galiza”.
Na sua edição de hoje o jornal La Voz de Galicia destaca que “o galego mantense como a língua maioritaria no 80% dos concellos”e apresenta várias conclusões a partir de um estudo do Instituto Galego de Estatística, que é a entidade que avalia o galego no quadro línguístico espanhol e da própria região autónoma.
Sabe-se que o galego é falado entre os mais velhos, mas o estudo agora divulgado concluiu que cerca de três quartos da população galega fala o galego e que mais de 90% dos residentes em 44 municípios galegos falam sempre em galego e não em castelhano. Na totalidade, cerca de 30% da população fala sempre o galego, o que é uma percentagem idêntica ao que sucede com o catalão na Catalunha, enquanto em Navarra e no País Basco só cerca de 20% da população usa regularmente a língua basca, o euscara. Se bem que o galego seja a língua maioritária para mais de metade da população, vive uma situação de estabilidade ou mesmo de algum retrocesso mas, apesar disso, o galego não é apenas a língua franca e coloquial da Galiza, pois parece estar na moda e é a língua preferida dos artistas, dos criadores e dos grupos musicais.